Livro: Isla e o Final Feliz, de Stephanie Perkins

Étienne (St. Clair) é um dos primeiros nomes na minha lista de crushes literários, que agora tem mais um nome, também dos livros de Stephanie Perkins: Josh. O mais legal é que Josh já era conhecido em Ana e o Beijo Francês, como um dos melhores amigos de St. Clairs, ele só não era um garoto que notávamos muito, mas quando mostrado pelo ponto de vista de Isla, nos deixa suspirando.
Isla e o Final Feliz é o último livro da série de Stephanie Perkins, mas sua história é independente dos outros dois livros. O faz com que Anna e o Beijo Francês, Lola e o Garoto da Casa ao Lado e Isla e o Final Feliz sejam interligados é que os personagens dos livros se conhecem e de alguma maneira, têm uma convivência, assim os protagonistas fazem participações espaciais nos outros livros. (Sim, St. Clair também aparece no livro de Isla!)

Isla está no último ano de estudos na SOAP, assim como Josh, que agora já não tem mais a companhia de seus amigos que se formaram. A garota, secretamente, mantêm um amor platônico por Josh desde seu primeiro ano por lá. Em Nova Iorque durante as férias, depois de Isla ter tirado os sisos e ter tomado analgésicos que a deixaram um pouco alterada, a garota encontra Josh em um café local e finalmente arranja coragem para efetivamente falar com ele. A partir daí, os dois começam a se aproximar e a criar um laço.
A garota tem um pai americano e uma mãe Francesa, é ruiva, estudiosa e bastante autêntica. Josh é filho de um político americano, um garoto tímido e talentoso que vive desenhando por aí. Uma coisa incrível desse livro é como os personagens conseguem se mostrar e cada vez mais percebem-se pontos da personalidade de cada um, até que os os leitores se sintam íntimos deles.
Kurt, o melhor amigo de infância de Isla, tem um nível baixo de autismo, o que é muito interessante pois o livro mostra como ele soube lidar com isso de maneira que não o atrapalhasse, sendo um ótimo aluno e fiel amigo. A abordagem também ajuda a compreender melhor a síndrome.
Stephanie é a rainha dos clichês bem escritos e superou todas as minhas expectativas com Isla e o Final Feliz, conquistando um espacinho entre meus livros favoritos. 
Publicado pela Intrínseca, o último livro da série mantém a capa original do livro americano, diferente dos outros títulos. Fizeram bem, já que a capa e a paleta de cores são maravilhosas.


Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Eu sou louca para ler essa trilogia, depois de tantos comentários bons sobre os livros e a autora, quem não ficaria né. Bom, adorei a resenha e você só me deixou mais ansiosa para ler os livros, na primeira oportunidade vou compra-los. *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de clichês, alguns até vão, digamos que esse até pode ser um deles :v
    Deve ser uma boa experiência, já que no momento em que uma autora sabe como transformar algo clichê em interessante, merece meu respeito.

    ResponderExcluir