Sobre o meu relacionamento complicado com a série "After", de Anna Todd

Terminei de ler o terceiro livro da série After, intitulado Depois do Desencontro, da Anna Todd, e mais uma vez me encontro em um impasse: por um lado, odeio ainda mais os dois protagonistas, torço para que tudo dê errado e acho que prefiro ver a Tessa sofrendo estrangulada por um caminhão do que se lamentando pelo Hardin. Por outro, eu estou contando os dias para ler o(s) próximo(s) livro(s)!

O ciclo vicioso do relacionamento de Tessa e Hardin (que já citei anteriormente nas resenhas de After #1 e After #2), permanece firme e forte no terceiro livro. Se você ainda não leu os dois anteriores e pretende ler, recomendo que pare por aqui porque haverão spoilers.



Dessa vez, os desentendimentos ganham força porque giram em torno de um motivo único. No segundo livro, Tessa foi convidada pelo chefe para se mudar para Seattle. Ela tenta guardar segredo por um tempo (o que acaba se tornando motivo para páginas e páginas de briga), mas, é claro, Hardin descobre (o que acaba se tornando motivo para páginas e páginas de briga) e bate o pé que não irá acompanhá-la (o que acaba se tornando motivo para páginas e páginas de briga).
A questão é que eles não preferem seguir pelo caminho mais fácil, que seria "quem não quer ir, fique. Quem quer ir, vá". O caminho que a história segue é: ou os dois vão, ou os dois ficam - preciso dizer mais uma vez que isso rende páginas de brigas?!
Por mais que a solução fosse adequada, ela seria incoerente, tendo em vista que Hardin e Tessa tem um relacionamento extremamente possessivo. A ideia do relacionamento à distância é completamente inviável. Então, todas as brigas que acontecem no livro caem em um fator comum. No caso, esse fator é Seattle.
Esse é o fator que amarra toda a história e diferencia o terceiro livro dos dois anteriores. Porém, essas complicações seriam melhores se não caminhassem, mais uma vez, por uma linha unilateral. Toda a história, mesmo sendo narrada por Hardin e Tessa, acontece a favor da garota. Ela quer ir, ela é boa. Ele quer ficar, ele é mau.
Ambos os personagens têm total direito de tomar uma decisão a respeito do lugar onde vão morar, mas erram quando tentam interferir nas escolhas do outro.

Em meio a muitos erros e pouquíssimos acertos, Hardin e Tessa se desentendem do começo ao fim e After - Depois do Desencontro é mais uma extensão dos dois livros anteriores do que uma continuação. A história continua caminhando em linha reta, sem qualquer pista que haverá um crescimento.

Ok. Até agora eu li mais de 1500 páginas da série e continuo pontuando defeitos. Talvez eu esteja realmente sendo hipócrita. Mas, acho engraçado e irônico ter uma relação de amor e ódio com essa série, tão parecida com o relacionamento dos protagonistas.
Pretendo continuar lendo porque, sim, estou preso por esse romance doentio e possessivo.

Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Adorei a resenha. Eu sempre quis saber mais sobre essa série, e agora eu estou sem saber se quero ler ou não 😅. Vou procurar o primeiro capítulo para ver por mim mesma como é essa história.

    ResponderExcluir
  2. Eu geralmente não gosto de protagonistas, simplesmente não vou com a cara deles, poucas vezes como no caso " Um gato de rua chamado Bob", é um dos poucos.
    Gostei da resenha, mas eu não pretendo ler.

    ResponderExcluir