Livro: Os Bons Segredos, de Sarah Dessen

Antes de ter esse livro em mãos, ouvi dizer que Sarah Dessen era a rainha do YA Contemporâneo. Pensei: nooooossa, preciso ler esse livro!
Confesso que num primeiro momento o livro me ganhou pela capa, ao mesmo tempo que a sinopse me pareceu interessante. Diante de todas essas características, porque não lê-lo?

Deixei de lado todas as minhas leituras para conhecer Sidney, uma adolescente de 17 anos que mora com os pais. Uma família jovem, que tem passado por momentos muito difíceis, pois recentemente o irmão mais velho, Peyton, havia sido preso por atropelar uma pessoa e deixá-la paraplégica. Um acidente que desestabilizou completamente a família de Sidney.

Após mudar de escola devido a pressão social e a culpa envolvendo as cagadas do irmão, Sidney vive uma fase complicada da vida em que não tem pessoas a quem se apoiar, não tem amigos a quem desabafar e não tem uma família psicologicamente apta a quem ela possa recorrer. 
Diante de diversos problemas, um certo dia Sidney acaba conhecendo Layla, uma garota que trabalha numa pizzaria próxima a nova escola e tem muitas características em comum, como gostar de batatas-fritas e pirulitos de coca-cola.
A partir disso, Sidney passa a ter esperança de um recomeço, com aquilo que ela mais precisava: amigos.

Os Bons Segredos é um livro simples, muito bem escrito, e com um ritmo muito gostoso. Apesar de Sidney ser a protagonista da história, a autora tem um poder incrível de dar ênfase aos personagens secundários, como se a história se baseasse na vida deles e não na vida da personagem principal. Por isso achei interessante poder conhecer o enredo de um ponto de vista mais altruísta, como se todos os problemas fossem externos a ela – e na maioria das vezes realmente são.
A vida de Peyton, vista como causa de todos os problemas familiares, fica sempre em segundo plano e vem à tona nos momentos mais inoportunos, quebrando o gelo e sufocando ainda mais os pais de Sidney, que vivem um impasse: defender ou não defender o próprio filho pelos erros que ele cometeu?
Mesmo com todos os pontos positivos citados, Os Bons Segredos não foi uma história que me conquistou. Apesar do bom desenvolvimento, não consegui me identificar com as personagens e entender qual era o objetivo daquela história. Mostrar o sofrimento de Sidney? Entender que sempre é bom ter esperança? Dar uma lição de vida ao leitor? Talvez um pouco de cada uma dessas coisas... Mas em nenhum momento me senti tocado pelos acontecimentos. Tudo parece muito comum e às vezes até mesmo sem graça.
O desfecho é interessante, mas nem um pouco impactante. E tenho certeza que para muitos o fim chega a ser previsível. Pra mim, a frase que resume todo o livro é a seguinte: “A vida continua...”, mesmo diante de problemas, mudanças e frustrações, a ideia central é que sempre sigamos em frente e aprendamos a superar tudo isso, independentemente dos acontecimentos. 

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Tá, a capa é realmente muito bonita. Eu gosto de livros com uma "desgraça " no meio, mas realmente parece que não deram ênfase nisso. Já que se volta mais com Sidney tentado superar seus problemas.

    ResponderExcluir