Libby Day e seus Lugares Escuros

Eu precisava de uma dose de thriller na minha vida. Fazia um tempinho desde que eu li o último livro deste gênero e, por isso, resolvi tentar finalizar o ano com chave de ouro. Dentre todos os livros não lidos da minha estante, escolhi o livro Lugares Escuros da rainha Gillian Flynn, autora, do livro que já se tornou um clássico do suspense, Garota Exemplar.
Eu não poderia me arrepender, a autora é incrível, não é? Mas, me deparei com um livro to-tal-men-te diferente do que eu imaginava. O suspense e o mistério estão presentes, mas com características distintas das vistas em Garota Exemplar. E, isso acabou sendo um choque pra mim, que não foi dos melhores.

A trama se desenvolve a partir de um assassinato, que acabou ficando conhecido como o Sacrifício Satânico de Kinnakee. Nele, a mãe e as duas irmãs de Libby Day foram brutalmente assassinadas durante a noite, (detalhe), na própria casa. Libby teve a oportunidade de fugir em meio a neve logo que ouviu muitos barulhos, gritos, e viu sangue por toda parte. Uma cena horrível que a persegue durante uma vida inteira.

O que torna a trama ainda mais confusa é o fato de que o irmão, Ben, foi condenado a apodrecer na cadeia, acusado de ter sido o culpado pelo assassinato da mãe e das irmãs.
Investigações vão, investigações vêm... após 24 anos vivendo de bicos e, de início, pela ajuda da comunidade que se solidarizou pelo caso, Libby volta a ser atormentada pela dúvida. Será que foi mesmo o irmão o causador disso tudo? Ou será que ela se deixou levar pela incerteza?
Diante disso, Libby passa a ser dona da sua própria investigação, passando por boates e bares de strip-tease que tendem a trazer pistas sobre pessoas que possam ter essas respostas.

Os capítulos do livro são alternados entre Libby, Ben (irmão) e Patty (mãe), de forma que o tempo se intercala diversas vezes entre o presente e passado, ambientando o leitor aos acontecimentos. Confesso que me decepcionei com Libby, por ser muito soturna e às vezes até melancólica demais. A personagem não inspira curiosidade e torna a história lenta, como se o caso não fosse se resolver nunca. Fiquei muito mais interessado com os capítulos ou partes que envolvem Ben. Dá a impressão de que ele esconde todos os mistérios e as respostas para todas as dúvidas, independentemente se ele é o culpado ou não. Enquanto isso, Patty funciona como uma ponte entre os dois filhos, visto que ela é uma das vítimas do Sacrifício e sabe (dããã!) quem causou tudo isso.

Sim, eu gostei muito da história e continuo apaixonado pela escrita da autora. Mas, de fato, fica difícil ler sem ao menos esperar um sucesso como Garota Exemplar. E esse, com certeza, foi um dos motivos pelo qual eu me decepcionei um pouco.
A autora é excepcionalmente incrível e promete trazer muitas outras histórias incríveis para o nosso mundo. Enquanto isso, Lugares Escuros cumpre o que promete, mas deixa a desejar aos fãs de Nick e Amy.

O livro também já teve sua adaptação para o cinema, porém não obteve tanto sucesso e nem mesmo foi tão divulgado pela mídia. O impacto foi pequeno, apesar de ser no mínimo um filme “bom”. Sendo assim, espero ansiosamente pelos próximos livros e próximas adaptações para vermos ainda mais o poder de Gillian Flynn.


Espero que vocês tenham gostado do post!
Grande beijo. ;D

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário