O que ler para ver O Despertar da Força

Não podemos negar que dezembro foi o mês de Star Wars. Não só no cenário cinematográfico com a vinda do capítulo VII do clássico espacial mas também no mercado editorial brasileiro. Tivemos o prazer de ter em mãos edições incríveis dos mais diversos títulos da maior história intergaláctica de todos os tempos.

Tanto a trilogia original, comandada pelos icônicos Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia contra o temido Darth Vader, quanto a trilogia mais recente, onde voltamos no tempo para conhecer a história de Anakin, são retratadas de diversas formas nessas edições. Estes livros, inclusive, são um ótimo caminho para quem quer se aprofundar nas histórias e se preparar para assistir o episódio VII, O Despertar da Força. Com isso, quero apresentar uma dessas trilogias que tive a oportunidade de conhecer e, agora, indicar pra vocês.

Com o lançamento do sétimo filme, muitos dos que ainda não conheciam a saga se perguntaram: eu preciso ter assistido todos os anteriores? E eu respondo: não necessariamente.
É claro que, caso você tenha assistido todos eles a sua experiência pode ser ainda melhor e mais imersiva. Mas, de certa forma, o mais novo episódio possui um contexto básico para os iniciantes. Se você não conhece a saga não irá ficar perdido entre os diálogos, porém talvez não sinta aquela meeeeesma emoção que um fã da série sente.
O meu conselho é o seguinte: conheça, pelo menos, a trilogia original (ou seja, os episódios 4, 5 e 6). Ela é a base para este capítulo da Disney que levou os fãs ao delírio. Assim sendo, fica a seu critério escolher entre os filmes e os livros – ou os dois, quem sabe? Hahah XD

Como indicação, vou falar sobre os livros da editora Seguinte. No mês de setembro desse ano, a editora lançou a trilogia original dos livros de Star Wars numa edição que traz imagens e uma diagramação perfeita que facilita a leitura e nos transporta ao universo da Guerra nas Estrelas com mais facilidade.
O primeiro livro, A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda, retrata com uma linguagem simples e fluída a história do episódio IV, Uma Nova Esperança. Em seguida, temos Então Você Quer Ser um Jedi?, retratando o episódio V, O Império Contra-Ataca. E, por fim, temos Cuidado Com o Lado Sombrio da Força!, que se aprofunda no capítulo final da trilogia, O Retorno do Jedi.
A editora Seguinte é expert em trazer títulos jovens incríveis em edições ainda mais bonitas. Por isso, fica claro (e com isso não há contra-argumentos rs) que os livros escritos por Alexandra Bracken, Adam Gidwitz e Tom Angleberger, nesta ordem, são uma ótima pedida pra quem não conhece a história dos filmes e quer se ambientar.


Em seguida, a editora também lançou Estrelas Perdidas, escrito por Claudia Gray, que tem a intenção de construir uma ponte entre os episódios VI e o VII, para que todas as lacunas existentes entre esses dois filmes sejam preenchidas. Portanto, o livro funciona como uma introdução para O Despertar da Força, com dicas e pistas com relação a luta da Resistência contra a Primeira Ordem.

Não tenho a intenção de fazer uma resenha sobre o filme O Despertar da Força nesse post, e muito menos trazer spoilers sobre os livros e filmes, mas quero traçar alguns comentários... Talvez eu não tenha esperado que o sucesso diante dos filmes trouxesse uma leva de livros e fãs que, sem dúvidas, está formando uma nova geração de Star Warriors. Também não esperava que o novo episódio trouxesse uma onda de teorias sobre a saga como um todo, principalmente sobre o Jedi, Luke Skywalker, o vilão, Kylo Ren, e a Primeira Ordem. Afinal, qual é a relação entre Darth Vader e Kylo Ren? Porque Kylo passou para o lado negro da força? O que o torna tão mal quanto Darth Vader? Ops, vamos parar por aqui... haha

Não podemos deixar de notar as semelhanças entre o episódio VII e o IV, que nos trazem certa reflexão. Talvez o diretor tenha nos incitado a acreditar que a série siga um caminho semelhante a original para que enfim ele nos surpreenda – ou não...
É um misto de surpresa e ansiedade. O filme conseguiu seguir uma linha de raciocínio lógico e gráfico que não deixou a desejar em nenhum momento. A ordem dos acontecimentos é incrível, e o bom uso das ferramentas cinematográficas e CGI encheram os meus olhos com imagens espetaculares sem apelar para as paredes verdes o tempo todo, como vemos na maioria dos filmes atualmente.

Por isso, a única mensagem que deixo pra vocês é a seguinte: leiam, assistam, conheçam esse clássico. Não tem como se arrepender. ^_^
E, pra quem ainda não viu o trailer dessa belezura, deixo ele aqui embaixo pra que vocês sintam um pouquinho do que é essa coisa linda. Hahah


Um abraço e que a força esteja com você!

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário