O Grifo de Abdera, de Lourenço Mutarelli

Para quem não conhece, Lourenço Mutarelli é um dos melhores escritores brasileiros de hoje em dia. Seus livros vão sempre direto ao ponto, sem frescura. São fortes, realistas, cruéis. Cruéis, sim. Afinal, são retratos brutais do dia a dia. Só ler O Cheiro do Ralo, A Arte de Produzir Efeito sem Causa ou até Natimorto. Você acaba a leitura como quem leva um soco no estômago. E com O Grifo de Abdera não é diferente.

Contar a história deste livro é muito difícil. Mas tentarei: Mauro e Paulo são parceiros de publicação de quadrinhos. Mauro é roteirista. Paulo, desenhista. Assim, eles juntam suas habilidades e publicam todas histórias com o pseudônimo de... Lourenço Mutarelli. Para representar os dois, entretanto, surge uma terceira figura: Raimundo. Ele que aparece nas entrevistas, conversas, palestras. Como se fosse o Mutarelli.

Tudo vai bem, até o ponto que Paulo morre e Mauro começa a tentar alçar seus próprios voos. Neste momento, ele também recebe, de um estranho, uma moeda antiga. O Grifo de Abdera. A partir daí, a vida de Mauro muda completamente e coisas estranhas começam a acontecer em sua vida.

Pronto, temos um espectro da história. Se eu contar o resto, perde a graça. Então vamos aos fatos: este é o livro mais criativo de Mutarelli em anos. Não só pela história, como pela experimentação realizada pelo autor em múltiplas plataformas. No livro, existe, além da narrativa convencional, uma história em quadrinhos produzidas por um dos personagens. É incrível.

Os personagens criados por Mutarelli também são incríveis. Oliver - que acaba sendo o personagem principal da trama e que não coloquei na história da obra para não estragar a surpresa - é muito bem aprofundado. Possui uma psicologia única, curiosa, fascinante. Personagem tão bom quanto o Diomedes, das histórias em quadrinho de Mutarelli.

O ponto alto, entretanto, é a história elaborada por Mutarelli - o verdadeiro, e não o pseudônimo imaginado por Paulo e Mauro. Ele se coloca como um dos elementos do livro e fica mesclado com o que acontece com Mauro e Paulo. Em alguns momentos, até me peguei imaginando que aquilo tudo poderia ser verdade. E, o mais absurdo, é que a grande pergunta que se instala no livro é: quem é Lourenço Mutarelli? Afinal, o próprio Mutarelli se desconstrói na história.

Enfim, O Grifo de Abdera é o livro mais criativo e fascinante da literatura brasileira dos últimos anos. É ágil, intrigante. Só Mutarelli para criar uma pérola literária como esta.


Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário