E se você pudesse realmente escolher?

Um dos meus filmes favoritos é Sr. Ninguém (Mr. Nobody, 2009), o qual mostra vários caminhos que a sua vida pode ter dependendo de suas escolhas. Essa história me chamou tanta atenção que várias vezes fico me perguntando como seria a minha vida se tivesse, por exemplo, escolhido outro curso da faculdade. São milhares de possibilidades.
Foi essa premissa que me chamou a atenção em Encruzilhada, livro da escritora estreante Kasie West. A história é sobre Addison “Addie” Coleman que possui o dom de ver as possibilidades do seu futuro a partir de uma escolha. Ela mora em um Complexo Paranormal onde todos têm dons como: telecinese, apagar memórias, acalmar pessoas, descobrir mentiras etc. Quando seus pais decidem se separar, ela terá que escolher se ficará com sua mãe no Complexo, ou irá com seu pai para o mundo Normal, onde terá que aprender a viver com pessoas sem poderes. Mas para escolher a melhor opção, ela terá que investigar para descobrir qual futuro é melhor.
O ponto forte do livro é justamente a história. Ela começa lenta e apresentando o mundo de Addie, demora um pouco para despertar o interesse. Quando Addie começa a investigar seu futuro, cada capítulo é alternado de acordo com uma possibilidade. Em uma, Addie acaba ficando no Complexo e tem um caso com o popular Duke, jogador mais importante do time de futebol americano dos paranormais. Em outra possibilidade, Addie vai para uma escola de normais, no qual conhece Trevor, um garoto bonito e misterioso, que também já foi jogador de futebol americano – mas parou de jogar por conta de uma misteriosa lesão no ombro. As duas histórias aos poucos vão se cruzando e mostrando que ambas têm algo em comum.
Há também um mistério no livro. Várias garotas estão sendo assassinadas no Complexo e o pai de Addie, que tem o dom de descobrir mentiras, está investigando. O desenvolver desse mistério é muito bem trabalhado tanto nas duas possibilidades.
Os personagens não são tão bem desenvolvidos. É difícil você se apegar a eles e se envolver no triângulo amoroso. Por isso o diferencial dessa história é justamente a forma que é contada, mostrando duas possibilidades de futuro para Addie. A narração de Kasie West é muito boa, mas um tanto simplista. A história do Complexo Paranormal é descrita de forma básica, não há aprofundamento como acontece em livros de literatura fantástica. Mesmo assim, gostei muito e achei bastante criativo.
Estou ansiosa pela continuação, “Split Second”, a qual ainda não foi lançada no Brasil. A capa de Encruzilhada é lindíssima! Foi mais um motivo por eu ter me interessado no livro. Com certeza vale a pena a leitura.

Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário