Metas de Leitura - Parte 1


Melhor do que ler um livro é aquela sensação recorrente ao ver a quantidade de livros que você conseguiu ler em um mês. Muitos leitores passam por momentos de aflição quando percebem que o mês está acabando e não conseguiram superar suas próprias estatísticas com relação aos números de leituras do mês anterior. Mas você sabia que existem métodos que te ajudam a superar cada vez mais seu número de leitura e te deixar mais feliz? Estou me referindo às famosas Metas de Leitura! Você tem uma?
Inspirados na frase “Feliz é quem lê mais!”, todo leitor em um certo momento se empolga e decide que vai ler mais em um determinado dia, ou semana ou até mesmo mês. E por que não fazer disso um hábito constante? Tudo o que você precisa fazer são metas.
Já aviso de antemão que este post será dividido em algumas partes, onde trarei dicas durante este mês de dezembro sobre como aumentar o seu rendimento nas leituras dentro de suas próprias metas. Espero que gostem ;)

Meta: diária, semanal ou mensal?

Não basta definir que irá ler X livros por mês, ou “quantos” livros por semana. O que você precisa traçar é um hábito um pouco mais “primário”, por assim dizer, determinando uma quantidade X de páginas que podem ser lidas por dia. 10 é o seu limite? Por que não aumentar para 20? Que tal 50? Será que você consegue ler até 150 páginas por dia? Wooow, vamos com calma, porque ninguém é de ferro...
Sempre devemos começar “por baixo”. Estipule para você mesmo um total de páginas que podem ser lidas em um dia, e faça disso um hábito diário. Diga: Todos os dias eu lerei X páginas! É claro que esse “X” representa o seu número de páginas... Sabe por quê? Quando você se determina a fazer uma coisa, você irá fazer. E assim como tudo na vida, você só tem à crescer essa quantidade determinada.
Tá, mas, Raony... o que seriam as “metas semanais”? Eu explico já!
Quando você está disposto a ler diariamente uma quantidade plausível de páginas de um determinado livro, você pode se surpreender com a quantidade de livros que podem ser lidos em uma semana.
Eu mesmo já consegui ler entre 2 a 4 livros por semana, sempre contando com todas as ocupações do cotidiano. Seja trabalho, atividades familiares, obrigações escolares ou atividades complementares, se você tem o hábito de ler por prazer, vai conseguir arranjar um tempinho durante o dia para alcançar aquela sua meta diária, e assim, ler um número bem maior de livros naquela semana.
Um outro método infalível para ler mais é determinando uma quantidade de livros que podem ser lidos naquele mês. Essas sim, são as verdadeiras “metas mensais” que 90% dos leitores se determinam a cumprir.
Quem aí nunca sentiu inveja daquelas pessoas que dizem “nossa, esse mês eu li 22 livros, algumas HQs e mais um monte de coisinhas!”? Eu sinto! E muita! Hahaha... Mas o importante é lembrar: nada de exageros!
Você é daqueles que consegue ler 22 livros em um mês? Uau, você está de parabéns! Eu consigo ler uns 6 no máximo, e olhe lá... Mas tenho fé de que um dia chego lá, e persisto nisso! ;)

Esta foi minha dica sobre metas. Gostaram? Eu espero que sim. Na próxima semana vou dar continuidade à este pequeno “projeto de dicas”, e comentarei sobre como escolher bons livros para dar início em suas metas. ;)

Se você, assim como eu, gosta de metas e se empenha pra cumpri-las, não deixe de comentar com a gente quais já foram suas “metas” para este ano e quais ainda irão cumprir neste mês de Dezembro...

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. Gostei bastante deste post,pretendo fazer isso mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de acompanhar este mês as próximas partes deste post :)

      Excluir
  2. Minha meta é de 50 páginas por dia, sendo assim consigo ler em média 6 livros por mês.

    ResponderExcluir