10 filmes para o dia da amizade

Além de ser Valentine's Day, dia 14 de Fevereiro também é o Dia da Amizade. Apesar de ambas comemorações ocorrerem em diferentes regiões do mapa mundi, um feriado não se desprende do outro; uma vez que todo bom relacionamento de "Valentine" precisa, e com grande importância, de uma boa amizade. Pensando nisso, decidimos deixar um pouco de lado o Valentine's Day e nos apegar mais a data comemorativa nacional. Escolhemos 10 filmes que passam boas mensagens de amizade e que valem a pena conferir neste final de semana ao lado dos seus melhores amigos (e isso inclui, é claro, seu querido "Valentine"): 

1. As Vantagens de Ser Invisível 
(The Perks of Being a Wallflower, 2012)

Eu não queria seguir uma ordem, mas este filme merece estar em primeiro lugar porque é um dos meus preferidos. Tanto o livro como o filme são narrados por Charlie (Logan Lerman) através de cartas que ele escreve para um leitor anônimo, contando sobre sua conquista ao fazer amigos, paixões e viver momentos que ele considera "infinitos" em meio a uma, até então, fracassada vida social.

2. Toy Story
(Toy Story, 1995)

É muito provável que 99,9% das pessoas que estejam lendo esta matéria já tenham assistido Toy Story. Mas, para quem ainda não viu, independente da sua idade, é totalmente recomendável. Encantador para as crianças e nostálgico para os adultos, Toy Story é um filme em que todos os protagonistas são os brinquedos de um garoto chamado Andy. O boneco preferido de Andy, o xerife Woody, é tomado por inveja quando percebe que o seu dono está brincando muito mais com um boneco espacial: Buzz Lightyear. A inveja entre eles é o desenlace para uma aventura com grandes lições, onde os bonecos são capazes de ensinar muito aos humanos. 

3. Clube dos Cinco
(Breakfast Club, 1985)

Um sábado de detenção propõe a cinco pessoas completamente diferentes uma amizade fora do esperado. A junção de um atleta, uma patricinha, um nerd, um bad boy e uma pseudo-emo gera o "Clube dos Cinco". Todas essas diferenças unidas tornam dos cinco uma pessoa só e provam que para uma boa amizade nascer, ela independe de quaisquer distinções. 

4. O Jardim Secreto
(The Secret Garden, 1993)

Se há uma lista de filmes que uma pessoa não pode morrer sem ver, "O Jardim Secreto" com certeza está ou deveria estar nela. Mary (Kate Maberly), após perder os pais, passa a morar com seu tio Lorde Craven. Apesar dele morar em uma grande mansão, o lugar é triste e melancólico, uma vez que seu tio tinha perdido a esposa há dez anos e o filho sofria de uma apatia extrema e vivia exilado no quarto. Escapando das mãos da rígida governanta da casa, Mary passa a explorar cada centímetro daquele lugar até descobrir um jardim abandonado. Junto de uma criança serviçal da mansão, eles reconstroem o jardim, criando um lugar encantador de inclusão para seu primo doente. 

5. As Melhores Coisas do Mundo
(2010)

O cinema nacional está sendo representado nesta relação de filmes com grande estilo. Este longa segue a linhagem de "As Vantagens de Ser Invisível". O protagonista Mano, assim como Charlie, está amadurecendo e tem que lidar com todos os problemas da vida adulta, em especial um que começa dentro da sua própria casa. Essa complicação, quando espalhada garagem afora, faz com que ele se torne alvo de desaforos, preconceitos e ofensas. Em meio a situações tão complicadas, ele descobre "As Melhores Coisas do Mundo". 

6. Quatro Amigas e um Jeans Viajante
(Sisterhood of Traveling Pants, 2005)

Apesar do título de menininha, da imagem de menininha e da possível sinopse de menininha, posso dizer que "Quatro Amigas e um Jeans Viajante" é um filme que agrada um público que vai muito além das "menininhas". Tibby, Lena, Bridget e Carmen são amigas desde que eram bebês e vão se separar pela primeira vez, já que três delas vão viajar. Durante o período de desmembramento do grupo, elas trocam cartas junto com uma calça jeans que, magicamente cabe nas quatro, e que elas acreditam ser um símbolo que as mantém unidas. O jeans fica uma semana com cada uma enquanto elas vivem experiências repletas de desafios e amadurecimento. 

7. Intocáveis
(Intouchables, 2011)

Philippe, um multimilionário, precisa de um enfermeiro para auxiliá-lo, já que ele é tetraplégico. O escolhido para o cargo é Driss, um homem que havia acabado de cumprir pena de prisão e não tinha qualquer formação para o cargo. Sendo exatamente os opostos um do outro, eles constroem o que, em um mundo cheio de estereótipos, poderia ser considerada uma "amizade impossível". 

8. Conta Comigo
(Stand by Me, 1986)

Baseado no livro "The Body" de Stephen King, "Conta Comigo" é a história de quatro amigos com características extremamente diferenciadas que partem em uma jornada em busca de um cadáver desaparecido. O interessante é que a viagem faz com que eles descubram algo mais significativo do que um cadáver: eles encontram a si mesmos. As autodescobertas em uma viagem de aventura mostram uma lição de crescimento, juventude e, é claro, amizade. 

9. Marley & Eu
(Marley & Me, 2008)

John Grogan é um jornalista que adota um labrador atrapalhado e neurótico, Marley. A relação do repórter com o cachorro mostra uma amizade muito pura e sincera que pouco importa se é ou não uma relação entre humanos. Marley faz jus a frase que identifica o cão como o melhor amigo do homem ao apresentar-se atencioso, leal e companheiro, exatamente como um amigo deve ser. 

10. O Menino do Pijama Listrado
(The boy in the Stryped Pyjamas, 2008)

"O Menino do Pijama Listrado" é aquele tipo de filme que faz uma pessoa ficar uns dez minutos encarando o nada quando acaba. A amizade contida nesta história talvez seja uma das mais puras da história do cinema e da literatura (já que o filme é baseado em um livro). Bruno é filho de um oficial em Berlim durante a época do nazismo. Enquanto explorava os quintais do lugar em que mora, ele encontra uma cerca que o separa de um centro de concentração. E, do outro lado, está um garoto judeu chamado Shmuel. Os dois meninos constroem uma amizade que ultrapassa qualquer limite (ou cerca) que haja entre dois mundos tão distintos. 

Rafael Palone

20 anos, é jornalista o tempo todo e Superman nas horas vagas. Potterhead, filho de Hermes, tributo, cinéfilo, membro da erudição, coldplayer, palmeirense, fanático por super-heróis, entre outros. Sabe tocar piano, teclado e campainha. Gosta de escrever e seu maior sonho é entrar no cinema para ver a adaptação de um livro por ele escrito.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Só vi 5 do 10 filmes, mas os que ainda não vi já estão na minha meta. haha. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Só filme top! As vantagens de ser invisível, O menino do pijama listrado e Toy story são ótimos hehe, os outros filmes eu ainda não vi

    ResponderExcluir