A Passagem | Justin Cronin

O livro a ser comentado hoje é A Passagem, escrito por Justin Cronin e lançado em 2010 pela editora Arqueiro.
Eu estava muito ansioso para ler uma história que se passasse num mundo pós-apocalíptico e que também tratasse de conflitos sociais, porém fiquei receoso em lê-lo ao saber que a história envolvia vampiros, o qual não sou muito fã, mas, mesmo assim, resolvi arriscar. E já adianto: me surpreendi muito.
Nos deparamos com uma história dividida em duas partes. Na primeira parte, temos várias histórias sobre um mesmo caso/evento: a descoberta de um vírus na América do Sul, que transforma as pessoas em algo meio vampiro e meio zumbi, sendo que as criaturas citadas no livro (para a minha felicidade) vão muito além do clichê. Elas são realmente aterrorizantes, sedentas por sangue, e que disseminam vírus à todos. A personagem principal da história é Amy, uma garota que não sofre os efeitos do vírus e é procurada pelo governo afim de criar um “anti-vírus” e dar um fim nesse problema. Já a segunda parte, se passa após 100 anos com os sobreviventes daquele evento catastrófico.
A partir dessa pequena introdução, é fácil perceber que a trama se passa num ambiente tenso, e que várias vezes esta chega à beira do terror, nos surpreende e nos deixa cada vez mais curiosos. Justin Cronin incita nossa curiosidade no final de cada capítulo e os descreve muito bem. As personagens, principalmente, são muito bem descritas. São 815 páginas muito bem aproveitadas, e que não deixam a história com buracos ou cheia de momentos sem sentido.
O livro é enorme, sim, e houveram vezes em que eu me dispersava um pouco na história, mas lia mais algumas páginas e me prendia à ele novamente. E tudo isso é incrível. Ou melhor, épico! O enredo é impactante e denso, o que me fez gostar muito, e, além disso, nos parece bem real.
A Passagem faz parte de uma trilogia, que se segue pelo livro Os Doze e, em seguida, A Cidade dos Espelhos, que será lançado ainda em 2014. Ainda não tive a oportunidade de ler a continuação, Os Doze, mas tenho certeza que vou devorá-lo assim que colocar as mãos em um.
Resumindo, essa é uma ficção de ponta com criaturas de dar medo de verdade. Uma história 5 estrelas, eletrizante do começo ao fim!

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário