Mago Aprendiz | Raymond E. Feist

O elogio da BBC de que este é um dos 100 melhores livros de todos os tempos parece exagerado, mas a informação vem de uma pesquisa de 2003 feita com mais de 200 mil pessoas.  O livro The Magician que é composto por Mago – Aprendiz, Mestre, Espinho de Prata e As Trevas de Sethanon (no Brasil optou-se por publicar em quatro livros) ficou em 89º lugar na pesquisa encabeçada por, claro, O Senhor dos Anéis.

Em carta antes do livro o editor já nos avisa que esta é uma história com “…elfos sábios, e graciosos, os anões corajosos e festeiros, dragões de um poder inimaginável, magia complexa, batalhas épicas, vitória, perda, amor e ódio…“ e assim temos tudo o que precisamos para uma saga emocionante, que começa como muitas outras: a história de um órfão perambulando pela cozinha de um castelo, enganando o leitor nas primeiras páginas quando é difícil imaginar um vilão entre tantos personagens nobres e de bom caráter. Erro grave, como o autor não perde tempo em demonstrar.

Começando a leitura, já estamos Crydee, uma cidade que fica longe da capital do reino, e onde conheceremos Pug, um garoto que sonha em se tornar um grande guerreiro para que um dia possa defender quem o acolheu em seu castelo: o Duque de Crydee. O desejado acaba não sendo realizado e  Pug é escolhido para ser o aprendiz do conselheiro do Duque, o mestre de magia Kulgan. Para sua frustração,. seu amigo, Thomas, é escolhido como aprendiz de guerreiro. Ninguém acreditava muito no potencial de Pug, mas a chegada de um navio e um estranho acontecimento, irão "ajudar" a mostrar o que realmente é capaz de fazer. Realmente, ele não ficou nada feliz com isso...

A vida dos dois acaba se tornando rotina quando um fato totalmente inesperado vem com tudo e acaba se tornando uma ameaça a todos que moram ali. A partir daí a vida deles entra em uma sequencia incrível de acontecimentos e isso pode acabar mudando totalmente aquilo que eles chamam de realidade.
Tenho que admitir, o começo do livro foi maçante e a imensa quantidade de detalhes me deixou desgastado com a leitura logo no começo. Mas, continuei acompanhando pessoas que já leram, pessoas que disseram a mesma coisa que eu e voltaram a ler e amaram o livro. E devo admitir, sem dúvidas, depois de certo tempo, a narrativa acaba te prendendo e você não quer soltar mais até o fim. Estou louco para ler a sequência!

Fiquei decepcionado quando soube que nosso querido Raymond E. Feist disse que escreveu o livro após ler a série de Tolkien, porque mesmo eu não tendo lido toda saga de Senhor dos Anéis, (apenas assistido), ouvi muitas comparações a respeito, e realmente Raymond baseou a história a sua maneira visando à saga de Tolkien. Mas isso não faz dela menos especial. Não para mim e acredito que todos merecem uma oportunidade de lê-lo e o livro, é claro, de ser lido.

Finalizando com a incrível Editora Saída de Emergência chegou a pouco tempo e teve sua oportunidade de lançar e fazer seu nome com Mago - Aprendiz e conseguiu! Vocês estão de parabéns. A tradução é ótima, a edição incrível e não posso deixar de enaltecer o mapa (imagem acima) que acompanha o livro. É sem dúvidas sensacional!  

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário