O Chamado do Cuco | Robert Galbraith

Escrito por J. K. Rowling e assinado por Robert Galbraith, seu pseudônimo, O Chamado do Cuco virou manchete de todas as mídias após o jornal norte americano Sunday Times publicar uma matéria a qual dizia que a obra realmente era da criadora da saga Harry Potter, Joanne "Jo" Rowling. O livro é um suspense policial publicado no Brasil, em brochura e capa dura, pela editora Rocco, e possui 450 páginas.
O Chamado do Cuco, inicialmente, tem como protagonista a personagem Robin, uma moça que presta serviços a uma agência de empregos temporários. Ela acabou de ser contratada por Strike, um detetive particular, para trabalhar em seu escritório. Robin, apesar de saber que vai trabalhar por pouco tempo naquele lugar, fica super animada em saber que vai trabalhar para um detetive pois ela sempre sonhara em ser detetive quando era criança. 
Strike é um cara grandão de aparência forte e tem um bom coração. Ele se separou da mulher há pouco tempo e agora vive uma vida medíocre em seu escritório, que só lhe traz dívidas as quais não consegue manter em dia mas, que é seu único ganha pão. Certo dia ele recebe uma proposta: investigar o caso de uma modelo que morreu ao cair da sacada do seu próprio prédio: teria ela se suicidado ou sido vítima de um assassinato? O caso havia sido investigado pela polícia na época, porém fora arquivado como um simples suicídio. Então o detetive Strike tem de correr atrás de muitas pessoas que possam estar envolvidas de alguma forma na morte da moça e entrevistá-las, afim de conseguir dicas sobre o que houve com a modelo.

A história é muito bem estruturada do começo ao fim, porém muitas das decisões da personagem Strike são meio vagas, não nos mostra o porque dele estar agindo de tal maneira no momento em que ele o faz, só conseguimos entendê-las no final, e isso me incomodou um pouco. Apesar da falta de dicas sobre o rumo da investigação, alguns dos acontecimentos finais são previsíveis, talvez eu tenha conseguido prever alguns acontecimentos porque tenho facilidade em desvendar casos pelo fato de que já li outros suspenses policiais anteriormente. O Strike e a Robin são as únicas personagens realmente cativantes na história, enquanto todas as outras só demonstram desconfiança, desprezo e não tem personalidade que nos identifica.
Apesar do apesares, o desfecho é ótimo e não deixa pontas sem nós, uma reviravolta e tanto! A escrita da J. K. Rowling é, indiscutivelmente, incrível e ela consegue sim nos surpreender. Lembrando que este é um livro adulto, e como consequência temos uma linguagem mais densa (e que não dispensa palavrões), um pouco diferente dos livros do pequeno Harry, que são infanto-juvenis.

O suspense não me conquistou. Independentemente de todos os pontos positivos que citei e do final surpreendente, a história se desenvolve de maneira muito lenta. Senti falta de acontecimentos impactantes e reviravoltas durante o desenvolvimento da trama. Não deixa de ser um bom livro para ser lido enquanto não chega a sua carta para Hogwarts. hahaha!

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário