O Inocente | Harlan Coben

Caros leitores, vocês sabem que adoro suspenses, que tenho uma grande afeição por Harlan Coben e que a minha meta é ler todos os livros independentes do autor. Eu já tenho todos os volumes já lançados no Brasil pela editora Arqueiro, no entanto ainda não li todos e, mesmo assim, estou esperando pelo lançamento nacional dos que já foram lançados lá fora.

No final de 2013 a editora Arqueiro relançou um livro do Coben no Brasil, O Inocente, uma história que nos dá tudo aquilo que se espera do autor: 326 páginas de puro suspense policial. E esse livro, como é característico dos livros do autor, nos fisga logo no prólogo.

O Inocente, tem como personagem principal Matt Hunter, um jovem de 20 anos que cursa direito. Como é comum nos tempos de faculdade, as pessoas adoram fazer festas e curtir. Matt não poderia ser diferente. Certo dia Matt decide, mesmo não querendo muito, acompanhar seu colega de quarto, Duff, à uma festa de fraternidade. O que ele não esperava é que nessa festa uma morte acabaria acontecendo, ele seria considerado culpado e sua vida viraria um inferno.
Depois de cumprir pena por um crime que não fez, ele até consegue voltar para sua vida normal e se casar com Olivia, porém mais problemas começam a surgir depois de receber um vídeo em que, supostamente, sua esposa está com outro cara. E mais uma avalanche de acontecimentos surgem para mostrar a Matt que o passado não pode ser apagado assim tão fácil.

Às vezes senti pena do Matt, foram raras às vezes que me deparei com um personagem digno de pena em alguma história. Ele é um homem muito bom e logo no começo da história tive a impressão de que as pessoas de que as pessoas iriam "pisar" nele. Até mesmo pelo fato dele ter sido julgado sem ter feito nada ou, digamos, praticamente nada. Ele se torna uma pessoa sem muita expectativa, alguém que não espera muito das coisas, uma pessoa que só quer apenas viver sua vida com sua família. Até que as coisas começam a se complicar...

Todas essas histórias de suspense sempre tem algum investigador "sabe tudo", e isso soa um tanto clichê, porém cada investigador tem uma personalidade e isso os difere bastante. No caso de O Inocente nós temos a investigadora Loren Muse, que é muito atenta aos acontecimentos e ganha mais ênfase na história.
É comum livros de suspense terem muitas reviravoltas, e esse não diferente. Desde o começo, a história incita o leitor a tecer sua próxima investigação, no entanto, confesso que dessa vez eu errei. E errei feio. A conclusão do caso foi bem diferente do que eu imaginava que seria. Coben consegue ser surpreendente à qualquer custo!

O que mais me surpreendeu nesse livro foi o timing do autor. As pistas vão sendo lançadas em momentos que não poderiam ser melhores! E vão se desvendando, ou fazendo você acreditar que algo está sendo desvendado. Porém, no final, nem tudo é o que parece. As escolhas podem mudar tudo.
Este, como qualquer outro livro avulso do Coben, é sensacional e precisa ser lido. A coisa mais difícil, ao ler este livro, é se desgrudar dele antes de acabar. Vale a pena conhecer o autor e suas obras.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário