Os Filhos da Noite | Dennis Lehane


Em 1920 passou a vigorar nos Estados Unidos a Lei Seca, fruto da ratificação da 18ª Emenda à Constituição do país, promulgada pelo até então presidente Woodrow Wilson. Durante um período total de 13 anos, 11 meses e 24 dias, a Lei Seca esteve vigente por todo o país, contribuindo para um agravo na crise econômica enfrentada nesta década, atingindo seu auge em 1929. A Lei Seca proibia explicitamente a fabricação ou qualquer outro meio de distribuição e venda de bebidas alcoólicas em todo o país, gerando fortunas para os mafiosos da época.

Este é o cenário escolhido por Dennis Lehane para dar vida à Joe e seus comparsas em seu mais novo livro “Os Filhos da Noite”, lançado no Brasil em 2013 pela Editora Companhia das Letras.

O livro conta a história de Joe Coughlin, o filho mais novo de um proeminente capitão de polícia de Boston, que definitivamente não tomou para si os caminhos do pai. 

Na década de 30, Joe teve o seu destino confrontado ao conhecer pela primeira vez a atraente e misteriosa Emma Gould, durante um assalto realizado por ele e seus companheiros.

No exato momento que Joe colocou os olhos em Emma foi "atração" à primeira vista. Charmosa, atraente, sagaz e cautelosa, Emma sempre soube manipular os homens em sua vida, e por esta razão era amante de Albert White, o mais famoso traficante da região e dono da maior parte dos bares clandestinos existentes no sul de Boston.

Joe acaba se envolvendo com Emma e toda a sua vida passa a ser uma aventura brutal e cruel. Durante uma tentativa de fuga, Joe é erroneamente acusado de assassinar dois policiais, e por influência de seu pai, consegue uma redução em sua pena, se tornando um recluso em uma das detenções mais cruéis e perigosas do Estado.

A trama acompanha ainda a vida de Thomas, pai de Joe, que luta diariamente contra a dilaceração da lei e faz seu trabalho de maneira primorosa para tentar apreender os criminosos e marginais que efervescem as ruas tomadas por destilarias subterrâneas e bares clandestinos.

Thomas é envolvido no mundo de Joe onde a relação dos dois passa a ser explorada de maneira estratégica e exemplar, uma vez que Thomas busca se manter fiel à sua honra e precisa desobedecer seus preceitos morais para tornar possível a vida de Joe durante seu período pela prisão.

“Os Filhos da Noite” é considerado um épico que traz à vida a celebração do vício como uma virtude nacional, e garante aos leitores muitos capítulos de pura ação, aventura e mistério, enquanto explora a lealdade entre os grupos da sociedade, a corrupção existente no poder policial e o crime organizado pelo mundo.

A aventura vivida por Joe é emocionante e promete aos leitores grandes surpresas ao longo de sua história, enquanto o personagem transita entre o submundo clandestino de Boston até os bairros latinos de Tampa e os refúgios da Cuba.

Dennis Lehane tem sua carreira carregada de positivas críticas por seus trabalhos, sendo este o autor de obras de bastante sucesso pelo mundo, a exemplo de Apelo às Trevas, Sagrado, Gone, Baby, Gone, e o mais popular de todos: Sobre meninos e lobos, cujo adaptação para o cinema foi premiada com duas estatuetas do Oscar. O autor ainda é conhecido pelo Paciente 67, livro que deu origem ao filme "Ilha do Medo", estrelado por ninguém menos que Leonardo DiCaprio.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário