Trilogia Mundo de Tinta | Cornelia Funke


Imagine como seria se, um dia, ao estiver lendo um livro, de repente seus personagens favoritos virem à vida como num passe de mágica! Apesar de parecer meio incrível a principio, não deve ser nada agradável ter que lidar com a ameaça de vários vilões perversos reunidos no nosso mundo. E é exatamente nesta história que somos apresentados à Mo e Meggie, nossos personagens aventureiros de "Mundo de Tinta", a trilogia incrível que conta histórias dentro de histórias, criada por Cornélia Funke.

Apaixonados por livros e histórias fabulosas de mundos fantásticos como "O Mágico de Oz", "As Crônicas de Nárnia", "Ali Baba e os 40 Ladrões", dentre muitos outros clássicos de nossa literatura, Mo e Meggie são verdadeiros leitores que se entregam às paixões da leitura.

Mo trabalha como encadernador de livros, e por esta razão viaja muito com sua filha à procura de restaurar livros. Certa noite, ao receberem a visita de alguém inesperado, ambos decidem viajar até a casa de Elionor, uma ricaça completamente fissurada em livros.

Ao chegarem lá, Mo é levado pelos comparsas de Capricórnio, e a partir daí a história se torna um compêndio de altas aventuras, onde segredos serão revelados e irá estimular seus leitores até a última página!


Em Coração de Tinta, primeiro livro da trilogia, somos apresentados aos personagens que preenchem esta trama cheia de reviravoltas e acontecimentos incríveis.

Mo carrega consigo um segredo valioso, e por causa deste corre sérios riscos em sua vida. Junto com sua filha, Meggie, vivem a viajar para não serem encontrados por Capricórnio, um vilão trazido à vida por Mo, após a leitura de um livro chamado "Coração de Tinta".

Veja bem: Mo tem o dom de trazer à vida personagens de seus livros, enquanto lidos em voz alta. Mas existe um preço a ser pago. Para cada personagem trazido ao "mundo real", alguém é levado para dentro das páginas do mesmo livro. E assim, enquanto Mo dá vida à Capricórnio, a mãe de Meggie é levada para as páginas de Coração de Tinta.

Com uma mistura fantástica de boa narração e personagens incríveis, Coração de Tinta consegue conquistar um espaço no coração de cada leitor, por reviver momentos cativantes na infância de cada um, trazendo às páginas personagens que até então estiveram presentes em nossas histórias antes de dormir.


Logo em seguida, Sangue de Tinta nos traz de volta às vidas de Meggie, Mo e agora sua mãe, Resa, também presente!

Enquanto Dedo Empoeirado - o visitante misterioso mencionado anteriormente - buscava algum leitor que o enviasse de volta ao seu tão desejado mundo fictício de Coração de Tinta, Meggie, fascinada com todas as histórias contadas por sua mãe, acaba encontrando uma forma de ir junto com seu amigo para lá.

Recheada de cores, cheiros e habitantes fantásticos, neste segundo livro a história consegue ser ainda mais intensa e divertida, na medida em que nossos personagens caminham entre fadas e criaturas fantásticas em suas aventuras.

Fenoglio, o escritor responsável pela criação de "Coração de Tinta", destaca-se brandamente no segundo volume da trilogia, onde sua relação com os personagens é fortemente percebida durante a leitura.

Em Sangue de Tinta a narração adquire um aspecto mais denso e divertido, com a adição de personagens apaixonantes, e até mesmo vilões, que conseguem ser mais cruéis que Capricórnio. Cabeça de Víbora, aqui, consegue ser bem mais insensível, impiedoso e perigoso.


Encerrando a trilogia, Morte de Tinta traz aos leitores o desfecho surpreendente do mundo criado por Cornélia Funke.

Em uma atmosfera bem mais sombria e violenta, os personagens que preenchem as páginas de Mundo de Tinta irão passar por situações dramáticas e empolgantes na luta contra o vilão Cabeça de Víbora e seus capangas, que contra a vontade dos habitantes de Ombra, dominam a principal cidade de Coração de Tinta.

Lutas sangrentas, mortes, traições e tristezas rodeiam os destinos de nossos personagens, que a cada capítulo evoluem de forma evidente.

Considerado por muitos um dos melhores finais de trilogia, Morte de Tinta explora ainda mais a capacidade de Cornelia Funke em ditar cenas fenomenais, revivendo momentos fascinantes ao longo de toda a saga.


Aos que buscam uma indicação de boa história, fica aqui a dica desta excelente trilogia, onde sua qualidade é perceptível logo nas primeiras páginas! Com uma narrativa descritiva e empolgante, o leitor é arrastado para um mundo povoado por seres mágicos, tais como duendes de fogo, fadas, guerreiros, bruxas, entre muitos outros!

A paixão pelos livros envolve os personagens a todo momento da história, enquanto grandes acontecimentos são desencadeados, tornando esta leitura imprevisível e fabulosa!

Créditos: Algumas imagens foram retiradas do blog Faru's Eyes.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Li "Coração de Tinta" e adorei! Não vejo hora de terminar a trilogia. Realmente, o primeiro livro é muito bom, espero que os outros dois também sejam.

    ResponderExcluir