A Playlist da Minha Vida | Leila Sales

Eu realmente julguei o livro pela capa e pelo título, acreditei que A Playlist da Minha Vida seria uma comédia romântica, dessas bem adolescentes em que a garota desajeitada que sofre bullying seria “salva” pelo garoto popular da escola, mas a história não é nada assim, o que me surpreendeu bastante de maneira positiva. O que muda vidas aí é a música, não romances platônicos.
Elise Dembowski é uma garota que 16 anos que cansou de ser invisível, ou pior ainda, notada pelos bullies de sua escola. Depois de umas férias inteiras estudando revistas adolescentes e se preparando para tentar ser uma garota considerada normal, seu plano vai por água abaixo de maneira trágica, o que só piora a situação para Elise. Para se distrair, a menina desenvolve o hábito de fazer caminhadas de madrugada escondida de seus pais, que são separados e a dividem durante a semana. 
Numa quinta-feira qualquer, em sua caminhada rotineira, Elise conhece duas garotas, Vicky e Pippa, que a levam para uma balada underground, a Start, que acontece uma vez por semana em um galpão escondido e ainda assim é muito reconhecida. A garota fica extasiada com a ideia de ter amigos em potencial e uma vida social de verdade. Aos poucos, ela vai se envolvendo com as pessoas por ali e se apaixonando cada vez mais pelas músicas, que já estavam fortemente presentes no seu dia-a-dia através de várias playslists no ipod e no computador, e também pela discotecagem.
Assim, a menina sem-graça da escola desenvolve uma espécie de vida dupla, que possibilita entender melhor as pessoas, com todos os seus códigos e regras, e o mais importante, a si mesma.
A Playlist da Minha Vida detalha o dia-a-dia de uma garota que sofre bullying de maneira que podemos entender seus pensamentos e também nos revoltarmos por pensar que situações assim realmente acontecem por aí. A escrita de Leila Sales (que apesar do nome, é americana) é extremamente envolvente de maneira que tira seu sono e te faz querer ler todas as páginas ininterruptamente. A leitura flui bastante e cada personagem é muito bem construído.
No início de cada parágrafo, há trechos de músicas de grandes bandas como Oasis, The Who e The Smiths, que também aparecem em várias referências ao decorrer da história. Confesso que não conhecia grande parte delas, o que acabou sendo bom porque me serviu como dica. Pra completar, a diagramação do livro ficou ótima, como de costume da editora Globo Livros, fazendo com que a leitura não canse em nenhum momento e ainda deixe um gostinho de quero mais.



Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. Nunca ouvi falar dessa escritora. Mas livros de Bullying estão subindo no mercado brasileiro. Oque eu acho bem bacana também. Gostei da história..

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante desta temática.
    Acho importante os autores colocarem histórias assim em seu livros p poder ajudar os adolescentes q sofrem com isso.
    A playlist do livro está ótima tbm ^^ Já tem até palylists prontas no Youtube p nós escutarmos..hehe
    Eu prefiro a capa original do q a do BR.
    Gostei de saber q a leitura é bem fluída..^^

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser incrível, bem minha cara, eu adoro aqueles livros que eu não consigo parar de ler,e eu acho que com esse aconteceria isso, espero que eu também goste. :)

    ResponderExcluir
  4. Bem Interessante.. Vou tentar encontrar esse livro..
    Esse tipo de história me agrada.. Principalmente com um Ótimo do Índice.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria muito de ler o livro
    a capa e show .

    ResponderExcluir
  6. Ja me apaixonei pelo livro.so pela capa e o titulo e agr sabendo q tem referencia a banda The Smiths me deixou mais ansioso ainda pra ler esse livro, e tipo tdu q envolve musica me encanta independente do q seja a historia, e isso de bullyng e anti-socialismo provavelmente fara com q eu me identifique muitoooooooo, porq ne.... #Igu

    ResponderExcluir