Babylon


A nova série policial do canal britânico Channel 4 gira em torno da Scotland Yard, a famosa central da Polícia Metropolitana de Londres. Liz Garvey (Brit Marling) acaba de assumir o cago de Diretora de Comunicações da Scotland Yard. Num ambiente totalmente diferente do qual está acostumada a trabalhar e onde a maioria dos cargos é destinado à homens, a diretora enfrenta além de uma série de tiros no seu primeiro dia, um grande preconceito por buscar sempre a transparência. Entretanto, já nas primeiras horas no cargo, Liz percebe que não será fácil manter seus ideais no novo emprego.
O piloto da série dirigido pelo vencedor do Oscar por "Quem Quer Ser um Bilionário?", Danny Boyle, foi lançado em fevereiro desse ano e é simplesmente sensacional. Há diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas tudo é conduzido de forma brilhante e assim o espectador não se confunde com os fatos. O ritmo acelerado e um tanto fragmentado do episódio prende a atenção de qualquer um e é impossível desgrudar os olhos da tela durante um segundo se quer.
Apesar do piloto promissor, para mim, Jon S. Braid, o diretor dos 3 primeiros episódios lançados agora em novembro, não conseguiu manter a alta qualidade do trabalho de Boyle. Mesmo assim a série é fantástica. Saímos da visão clichê do policial para olhar os acontecimentos através das diversas mídias existentes hoje. Entretanto, é claro que não poderia faltar os policiais que, apesar de não serem o foco principal da série, constantemente aparecem, pois eles também têm que aprender a lidar com a mídia.
Um dos aspectos que eu mais gostei em Babylon é a possibilidade de conhecer como funciona a Scotland Yard e que até ela tem seus defeitos. Além disso, conseguimos entender um pouco melhor  a área de comunicação de uma polícia, como, quando e porquê algumas informações são publicadas e outras não.
As atuações me surpreenderam, principalmente a de Brit Marling e Bertie Carvel, que interpreta o invejoso subordinado de Liz, Finn. Os dois tem uma relação conflituosa, tensa e por vezes, engraçada. James Nesbitt interpreta o chefe da polícia metropolitana de Londres e também chama atenção. Seu personagem está em conflito constante com Liz, apesar de ser algo mais sutil.
Para mim, o único grande problema foi achar os episódios. Por ser uma série britânica de um canal pouco conhecido no Brasil, até achar e entender que havia um episódio piloto e outros 3 que foram lançados depois, demorou um pouco. Se você estiver interessado em ver a série, sugiro que a veja diretamente no site do Channel 4.

A série terá seis episódios, sendo que o quarto vai ao ar no próximo dia 4 de dezembro.




    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

1 comentários:

  1. Ebaa, série nova o/
    Adorei
    vou procurar essa agora mesmo pra assistir.

    ResponderExcluir