Eleanor & Park | Rainbow Rowell

Você já julgou alguém que mais tarde percebeu ser uma pessoa maravilhosa? Com Park foi assim. Na primeira vez que ele viu Eleanor entrando no ônibus, pensou que ela era uma garota estranha, que não sabia se vestir e nunca teria amigos. Mesmo assim, ofereceu o lugar ao lado do seu para ela se sentar. Depois de um tempo, ainda não tendo conversado com a garota nenhuma vez, o mestiço com traços asiáticos começa a perceber que com o canto dos olhos ela estava lendo seus qu
adrinhos até chegar à escola. Assim, no ônibus escolar, os dois começam a se aproximar e criar um laço que nem imaginavam ser possível: o primeiro amor.
O romance tratar de um casal totalmente nerd e fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade não é o único diferencial da história. Por trás do jeito esquisito de Eleanor, existe toda uma trama dramática, com violência dentro de casa, causada por seu padrasto, e tanta pobreza que ela nem se quer tem coisas básicas, como uma escova de dente ou shampoo, e ainda tem que dividir um quarto minúsculo com mais quatro irmãos.
Park, mesmo vindo de uma família com boas condições monetárias e bem estruturada, ainda tem que lidar com a discriminação dentro de sua própria casa, já que o pai não faz questão de esconder que queria que ele fosse diferente, mais como o irmão.
Com seu cabelo ruivo cacheado, suas roupas largas e estando acima do peso, a coitada da Eleanor ainda enfrenta bullying nos corredores do colégio. Park, consegue passar mais desapercebido, mesmo longe de ser popular.
O mais interessante dessa história é ver o amadurecimento, principalmente de Park, que no primeiro dia cria um enorme preconceito sobre Eleanor e a rotula como feia, e aos poucos vai encontrando beleza, até perceber como cada detalhe dela é único e a torna uma pessoa linda. Eleanor também cresce se tornando mais segura sobre si mesma, o que é muito importante em suas condições.
Os dois veem a importância e a intensidade em cada ato de carinho, como segurar a mão um do outro. 
A trama se passa nos anos 80, mas não notei grandes influências da década na história, ela poderia normalmente se passar nos dias de hoje.
A narração se divide entre os pontos de vista de Eleanor e de Park, criando uma dinâmica bem legal. Outro ponto positivo é a diagramação, que faz com que o livro flua ainda mais, junto com a linguagem simples. Para completar, a capa é linda e combina perfeitamente com toda a história.
Rainbow Rowell mostrou que domina a arte de criar frases fofíssimas, daquelas declarações que te deixam com lágrimas no olhos. Se eu tivesse o costume de marcar quotes nos livros, com certeza Eleanor & Park estaria todo marcado.



Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Sempre via as pessoas mostrando esse livro e dizendo que era bom, mas nunca disseram o porque, com certeza vou comprá-lo e agora estou louca pra ler, que história linda. Valeu Indice.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser ótimo! Fiquei entusiasmado :D

    ResponderExcluir