Arrecife | Juan Villoro

Arrecife, livro do mexicano Juan Villoro, foi considerado um dos melhores lançamentos literários de 2014, sendo igualado a obras como O Pintassilgo e A Festa da Insignificância. Só por isso, minha curiosidade já foi atiçada. Porém, ela aumentou ainda mais quando li a interessante sinopse do livro.
A história se passa num hotel mexicano, o La Piramide, que promove momentos de tensão aos hóspedes. Sabe aquele favela tour que existe no Rio de Janeiro? Então, é algo parecido. As pessoas do resort são submetidas a sequestros e se infiltram ao submundo do narcotráfico mexicano para viverem momentos diferentes em suas vidas. E, em tal local, acompanhamos o personagem Tony Góngora.

Góngora é um ex-viciado em drogas e que tem graves problemas de memória devido ao uso de tais substâncias. Tentando se recuperar, é convidado pelo amigo Mario Müller, um dos responsáveis pelo hotel, a passar um tempo no local. E tudo vai muito bem. O hotel está cheio de gente, Tony engata um romance com uma das hóspedes e as pessoas são sequestradas e devolvidas normalmente, tomando suas doses de violência e vida real. Porém, tudo muda quando um dos funcionários é encontrado morto. E é neste momento que Arrecife mostra todo seu potencial.
Villoro mistura, com maestria, o mistério a ser resolvido, a vida conturbada de Góngora e, principalmente, os problemas sociais do México. E isso faz com que o livro saia do lugar-comum de outro livro policial qualquer. O estilo de história me lembrou muito Mario Vargas Llosa. É um retrato social, mas com o atrativo de uma história de suspense. Livro para todos os gostos.
Porém, o livro mostra o quão importante foi na carreira de Villoro justamente pelo personagem de Góngora. Seus problemas e sua relação interpessoal com os outros hóspedes do La Piramide – que também pretendem se desligar de algo, assim como Tony o faz com as drogas – entra em foco e prende o leitor de maneira definitiva.
A história fica tão intensa a cada virada de página – com o relato da sociedade mexicana, com o crime e com a vida de Tony – que é impossível largar o livro. E isso a despeito da falta de fôlego que o livro tem na metade da leitura e até a narrativa lenta demais em alguns pontos. Nada disso compromete. A ideia original é muito interessante e o personagem de Góngora muito bem construído.
Enfim, Arrecife é um bom livro e que justifica sua presença em listas de melhores obras de 2014. É intenso, faz uma interessante crítica social e prende o leitor do começo ao fim. Tem problemas narrativos, mas nada que não faça a leitura valer a pena. Villoro, sem dúvidas, entra na lista de grandes escritores mexicanos da história.

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

6 comentários:

  1. Nossa muito boa a sua resenha! Acho que vale super a pena ler o livro
    . Li ele pela internet e achei fascinante a história. Tem vários pontos no livro que deixam a história legal e misteriosa. Eu daria 4 estrelas também para o livro.

    ResponderExcluir
  2. Não, não é um livro que faz meu estilo.. Não me interessou nem um pouco, a resenha ficou ótimo, porém o livro vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não tinha escutado falar deste livro até agora. Estou muito por fora? rs Acho que ainda não li um livro ambientado no México e fiquei bem curiosa com esse. Talvez eu dê uma chance. Eu gostei da capa, achei diferente!
    Uma coisa que eu gosto é quando o livro faz um retrato social da cidade.
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do México, talvez eu lerei esse haha.
    Gostei da resenha, e confesso que nunca ouvi ninguém falar desse livro, ainda mais por ser uma das melhores obras de 2014 pensei que iria ver em mais sites.
    A capa não chamou tanto a atenção, mas não deixa de ser interessante

    Abraços
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  5. Comecei gostando só de saber sobre esse hotel.. me pareceu bem diferente do que eu costumo ler e chamou bastante minha atenção.. o modo como é misturado suspense, mistério e uma dose de vida real...parece um ótimo livro..

    ResponderExcluir
  6. Oi Matheus Nunca li um livro escrito por mexicanos haha mais me interessei mtoo, nossa bem suspense msm o livro, deve ser bem envolvente que deixa o leitor fisgado na leitura pra saber mais quem é o mal feitor na historia, gosteeei mtoo bjoos..

    ResponderExcluir