Diário de um Adolescente Apaixonado | Rafael Moreira

Até ter o livro em mãos, eu não fazia ideia de quem era Rafael Moreira. Eu não conhecia sua página do Facebook, muito menos seu canal no Youtube. O que chamou minha atenção foi o título que me lembrava dos livros que li durante minha adolescência, principalmente os da Márcia Kupstas.

Diário de um Adolescente Apaixonado é um livro de crônicas – em grande maioria autobiográficas – sobre os mais diversos assuntos: término de namoro, amizades, bullying, família e até assuntos atuais como a falta de água em São Paulo. A escrita de Rafael é simples, engraçadinha e ele sempre tenta interagir com o leitor fazendo perguntas ou tentando adivinhar o que está acontecendo “do outro lado do livro”. Porém, o livro é apenas isso. Não há nada de inovador nas crônicas, muitas delas acabam parecendo textos de autoajuda com frases clichês. A escrita de Rafael é bastante imatura, não pelos assuntos que aborda, mas pela maneira que aborda – mas como é seu primeiro livro, é natural que isso aconteça.

Também achei que a estética do livro ficou a desejar. A escolha de algumas fontes é ruim e, por mais que tenha várias ilustrações – muitas delas são fotos do Rafael – elas mais poluem do que complementam o livro, parecendo estarem lá apenas para preencher espaço. A parte que mais gostei é do destaque que tem algumas frases do livro, colocadas em post-it perto dos textos.




O livro contém 27 crônicas que dão para serem lidas rapidinho. Este livro é um grande passo na vida de Rafael – já que ele diz que sempre quis escrever um – mas ainda há um longo caminho a ser percorrido se quiser escrever literatura.

Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

9 comentários:

  1. Eu gosto muito do Rafa mas não pretendo ler esse livro, eu acho que ele deveria ter se preparado mais para escrever, sabe ...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post, ainda mais porque eu estou com vontade de ler esse livro, mas ainda não tinha visto "imagens" de dentro dele. Achei legal ser todo ilustrado, o que deixa diferente.
    Fiquei triste pela sua classificação, pois estou com altas expectativas, mesmo assim não deixarei de lado. Espero ler em breve ;)
    Abraços
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi o nome desse cara huehue. Gostei muito do seu post, como havia dito, nem sei quem é o autor, mas adorei as ilustrações do livro, apesar de serem fotos do Rafael, achei que deixou o livro com uma cara mais legal! O título do livro chamou muito a minha atenção, mesmo com a sua classificação não iria ler o livro. Adorei sua resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço o Rafa por causa do canal do Chris, mas nem sabia que ele também tinha canal haha. Eu sabia que ele tinha um livro, mas nunca tive nenhum interesse em ler. Agora que vi a resenha fiquei com menos interesse ainda!

    ResponderExcluir
  5. Bom esses dias visitando um outro blog eu vi um vídeo de um evento do lançamento desse livro e tbm de eu fico loko se não me engano.. e tinham garotas completamente estéricas por conta do Rafa.. eu pensei.. nossa.. quem é esse ?? eu nunca tinha visto nada dele.. acho que tô ficando velha.. rrsrsrrs eu não leria esse livro.. não vejo como ele se encaixaria no momento na minha vida..

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o Rafael, e só essa frase que tem na última foto já é muito clichê e auto-ajuda demais. huehue
    Realmente o livro tem muita foto dele, desnecessário.
    Essas capas com foto de pessoas eu acho horrível, é muito estranho.
    Esse eu passarei por longe

    ResponderExcluir
  7. Eu também nunca tinha escutado o nome deste menino, até que ele lançou o livro. Sinceramente, eu não tenho muita vontade de ler livros escritos por 'web-celebridades', principalmente quando são de crônicas. Não sei, não é algo que me atrai.
    Mas, diferente de você, eu até que gostei da estética do livro. Peguei ele na Saraiva e achei bastante interessante.
    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  8. Oi Dany realmente parece mais um livro de auto ajuda rsrsrs, mais e normal esses tipos de erros em iniciantes neh, com o tempo vão amadurecendo e renovando a escrita.. mais tbm nao gostei dessas papagaiadas de fotos dele no livro nao pra sebr que o livro e dele so bastava o seu nome nao esse tanto de foto.. kkkk mais valeeeu assim msm gostei de sua resenha..bjosss

    ResponderExcluir
  9. Sou fã do Rafa e do Chris. Eles lançaram o livro juntos e eu estou super ansiosa pra ler. Acompanho o Rafa desde o canal dele "Me apaixonei". E gostava muito dos videos. Sobre primeira paixão e etc.
    Gosto de livros assim e não vejo a hora de ter o meu! ;)

    ResponderExcluir