Funny Girl | Nick Hornby

Sou fascinado por quase tudo que envolve Nick Hornby. Desde os filmes baseados em seus romances – como o genial Alta Fidelidade, com John Cusack – até os seus próprios livros, como o ótimo Uma Longa Queda e o sensacional Febre de Bola.
Acredito que, o grande motivo de Hornby agradar tanto – não só a mim, como a milhões de pessoas ao redor do mundo – é a sua escrita. O autor consegue mesclar aspectos gerais da cultura pop, como futebol e música, com assuntos sérios e relacionados às dificuldades do dia-a-dia.
E em Funny Girl, Hornby está em sua melhor forma. A história é sobre Barbara Parker, uma garota sonhadora e que pretende se mudar para Londres. E o que pretende lá? Ser atriz num sitcom, fazendo as pessoas rirem. É seu objetivo de vida.
Pode parecer fácil, num primeiro momento. Porém, a história se passa na década de 1960, quando pouquíssimas mulheres conseguiam algum papel na TV. E muito menos de destaque, como era o sonho de Barbara.
Só que em determinado ponto, o sonho de Barbara se concretiza. Mudando de nome para Sophie Straw, ela acaba entrando no programa Barbara (e Jim), num clima perfeito. Equipe técnica, atores e roteiristas vivem em perfeita harmonia nos estúdios. Porém, em determinado momento, o clima azeda. Assim como em tantos outros sitcons da vida real, a história começa a se parecer demais com a vida real. É a vida imitando a arte. Ou melhor, a arte imitando a vida.
A partir deste ponto, o livro começa a mostrar a relação dos personagens nos bastidores e o que ela influencia no show televisivo. São várias situações envolvendo os roteiristas, que escondem um segredo; Dennis, diretor e produtor com graves problemas no casamento; Clive, o ator que se superestima.
São várias personalidades construídas por Hornby. Todas elas muito bem desenvolvidas e espalhadas ao decorrer da trama. Sophie, que começa um tanto quanto ingênua e sofrível, se desenvolve e se torna uma personagem marcante – não apenas em Funny Girl, mas em toda a bibliografia do autor inglês.
Além disso, a história é toda muito bem amarrada e com pontos de desenvolvimento e virada colocados no momento ideal. E a diagramação do livro – que conta com ilustrações da época na qual se passa a narrativa – é sensacional. Uma imagem melhor que a outra. Torcia para que elas aparecessem conforme virava as páginas. Assim, me deleitaria com as ambientes dessa década tão interessante e produtiva culturalmente.

E o encerramento do livro, como quase todos livros de Hornby, é um pouco esperado. Apesar de algumas pequenas reviravoltas esparsas, a história é linear. Porém, nada tira o brilho de Funny Girl. Uma história original, bem escrita, com bons desenvolvimentos de personagem. Não chega aos pés de Alta Fidelidade e Febre de Bola, mas vale muito a pena ser lido e comprado. É Hornby fazendo o que sabe fazer de melhor: encantar.


Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

10 comentários:

  1. Esse aqui não faz meu estilo! Nunca li livros dessa autora, sequer a conheço. huehueee Passarei dessa!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li os livros do Nick Hornby, pois não romance não é um gênero que eu aprecio. Mas eu achei interessante em saber que os livros dele tem uma mistura de várias coisas. Funny Girl parece ser um ótimo livro, tanto pro abordar esse fato em que poucas mulheres se destacavam na televisão quanto por ser um livro divertido!

    ResponderExcluir
  3. Não gostei do estilo. Essa eu passo.

    ResponderExcluir
  4. Pensei ser um livro de humor, pla capa hahaha, mas não achei interessante o livro, resenha ótima, obrigado :D

    ResponderExcluir
  5. eu sou o único que nunca ouviu falar dessa mulher? hahaha

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar nem nunca li livros nesse estilo, mas a história parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  7. Nem conhecia esse autor e nunca ouvi falar tb... Mas achei que parece ser legal! E sei lá, o tema é bastante diferente, fiquei curiosa! Talvez eu leia em algum momento xD

    ResponderExcluir
  8. Oi Matheus,
    Nunca tinha ouvido falar deste autor, eu amo livros de romances, então acho que vai ser uma boa aposta para mim. Qual livro dele você recomenda para mim? Gosto bastante de livros clichês e romances bem doces!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nem sabia da existência do autor. Acho que nem nunca assisti nada baseado nas histórias dele, mas confesso que sua resenha me deixou curiosa a respeito. Até porque amo inovações e romance. Sendo assim, já amei.

    ResponderExcluir
  10. E o Hornby me encantou! A história é diferente, numa época bastante cultural e bonita. Me encantou mesmo. Já ta na minha lista!

    ResponderExcluir