Síndrome Psíquica Grave | Alicia Thompson

Um dos meus estilos favoritos de livros definitivamente é Chick-Lit – "literatura para meninas", mas isso não impede garotos de lerem também, viu? –, mas fazia um bom tempo que não lia algo desse gênero. A maioria deles é americana e se passa no ensino médio, mas atualmente estão saindo alguns que se passam na universidade. 
Síndrome Psíquica Grave é sobre Leigh Nolan, que acaba de entrar no curso de psicologia da Universidade de Stiles. Ela adora analisar as pessoas – e a si mesma –, principalmente seu namorado do colégio, Andrew, que nunca a convidou para passar a noite juntos e dar o próximo passo na relação. Além dessa preocupação, ela ainda terá que lidar com Nathan, o lindo colega de quarto de Andrew; com Ellen, uma garota competitiva e também com seu trabalho em um programa de orientação em uma escola. 
O livro em si é super divertido e gostoso de ler. Leigh é uma personagem engraçada e bastante dramática. Por ter acabado de sair do ensino médio, dá para ver que ainda é bastante imatura. Sua companheira de quarto é Ami, uma artista meio louca que se veste de maneira excêntrica, mas que sempre está aconselhando Leigh – a qual, ao longo do livro, parece se sair bem melhor sendo aconselhada do que aconselhando, apesar de ser estudante de psicologia. Andrew, o namorado de Leigh, é um personagem que achei mal construído. Sua personalidade, muitas vezes, pareceu-me contraditória e a escritora já o apresentou de maneira que o leitor não fosse com a cara dele desde o início. Nathan, o colega de quarto de Andrew, tem sua personalidade apresentada aos poucos e de maneira sutil. 
Mas, o destaque vai para Rebekah, a orientanda de Leigh. Após uma professora achar que Leigh não estava dando tanta atenção à sua monografia – sendo que isso só se faz no último ano da faculdade, mas tudo bem –, Leigh vai para um programa de orientação onde conhece uma garota de quinze anos chamada Rebekah. No começo, ela era uma garota bastante difícil de lidar, mas que aos poucos vai se abrindo e contando sobre seus problemas. Por mais que tenha uma diferença de idade, Rebekah acaba parecendo, muitas vezes, mais madura que a própria Leigh. 
Também gostei dos detalhes da vida pessoal de Leigh, como o fato dos pais dela terem uma pensão esotérica – onde a mãe é uma vidente e o pai usa um tapa-olho. Esse tipo de coisa enriquece mais a história e também dá vida ao personagem.
Quanto ao visual do livro, achei o design da capa muito bonito. A cada capítulo, há uma descrição de algum termo de psicologia – acredito ter alguma relação com o capítulo, mas como alguns eram complexos, não entendi muito bem qual é a conexão. Achei que, tirando isso, a parte de psicologia ficou um tanto alheia no livro. Leigh poderia fazer economia, pedagogia ou qualquer outra coisa que não interferiria muito no resto da história – além do trabalho como orientadora. 
Esse é o primeiro livro de Alicia Thompson a ser traduzido no Brasil. Por mais que seja clichê em algumas partes, a leitura flui bastante e você acaba se apegando aos personagens.

Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

8 comentários:

  1. Eu também amo esse tipo de livos e me identifiquei total com a história, ainda mais que eu também acabei de entrar na faculdade de psicologia e amo analisar as pessoas. E cá entre nós, ela vai acabar com esse Nathan né?!

    ResponderExcluir
  2. Achei o livro bem interessante tanto pela história quanto por ter uma personagem que é divertida e dramática! Não gostei do fato de que o Andrew é mal desenvolvido, pois eu odeio personagens que, quando terminam a história, você para pra pensar e vê que muitas coisas ficaram nada a ver. Mas enfim, no geral eu adorei!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal, gosto muito de histórias com a época de faculdade dos EUA...Festas, colegas de quarto, professores, dramas etc. Gostei da personagem ser um pouco imatura...Personagens maturos de mais são sériose odeio isso... Enfim o livro parece ser bom, obrigado pela resenha

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros assim e amei a resenha, só me fez querer ler u.u

    ResponderExcluir
  5. Faz teeeempo que nao leio chick-lit, mas adoooro!! só que não é qualquer um que me agrada a ponto de dar 5 estrelas. Eu ainda estou procurando um chick-lit 5 estrelas, e acho que esse não seria, mas me parece uma boa leitura, de qualquer forma! Também porque nunca li um que se passasse na universidade, fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir
  6. Já li um chick-lit, mas não gostei nadinha, acredito que esse não seja o meu gênero.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a resenha. Também amo esse gênero de literatura. O livro parece ser lindo e a história, apesar de um pouco monótona, é legal. Vou colocar na minha lista infinita de leitura e quem sabe acabo me apaixonado por ele. Hahaha

    ResponderExcluir
  8. Amo Chick-lits, principalmente os da Sophie Kinsella (Aquela diva u.u), vou ler este livro o mais rápido possível.

    ResponderExcluir