Livro: A Grande Caçada, de Dan Smith

Você já imaginou ter que participar de uma grande caçada com apenas 13 anos? O pequeno Oskari já.
Julgando pela capa, pensei que este poderia ser um livro alá Jhon Boyne em que o protagonista seria uma criança e o drama se desenrolaria durante algum período importante da história do mundo. Mas, em partes, eu estava bastante enganado. Primeiro, o livro é sim contado a partir do ponto de vista de um garoto, porém o enredo é voltado à Aventura e não se relaciona com momentos reais da história.
Segundo, o menino, Oskari, mora numa aldeia em meio as florestas na Finlândia. Neste local, as pessoas ainda mantem seus costumes e crenças como toda sociedade, apesar de ainda terem grande influência da língua inglesa. Nela, todos os garotos ao completarem 13 anos devem passar por um teste, em que o mesmo deve passar uma noite na floresta caçando apenas com um arco.
Apesar de suas habilidades técnicas de sobrevivência na selva, Oskari possui os braços fracos e falha na primeira parte do teste em frente a toda população local, envergonhando seu pai e a si mesmo. Porém, o pai do garoto implora para que ele seja enviado mesmo assim a floresta, como pede a tradição, para que o menino tenha a oportunidade de pelo menos tentar cumprir o teste e trazer um animal que defina sua personalidade como homem. (Por exemplo: os ursos, são fortes e poderosos; os coelhos, rápidos e inteligentes; e assim vai).
Oskari teme falhar novamente pois a floresta é imensa e cheia de mistérios. E é dentro desses mistérios que Oskari consegue coletar informações importantes e confidenciais que envolvem as forças armadas, a Casa Branca e o próprio Presidente dos Estados Unidos. A missão de Oskari acaba indo de uma simples caça para uma investigação federal.
Confesso que li pois a capa e o título me chamaram a atenção. Eu nem mesmo sabia qual era a sinopse e o contexto ao qual os personagens se inseriam. Apesar de não ser aquilo que eu esperava, acredito que a história atende a proposta. A leitura é gostosa e bem simples, não exigindo muito do leitor. O personagem principal também não é lá muito destrinchado e é uma pessoa comum, assim como eu ou você, portanto a identificação acaba sendo mais fácil de acontecer, principalmente se você tiver a mesma idade que ele.
A idade do personagem também influencia muito na história. Diferentemente dos livros do Jhon Boyne em que os personagens crianças narram histórias adultas, Oskari narra uma história infanto-juvenil. A aventura é simples, bem como a leitura, e em nenhum momento atinge a fantasia, fazendo com que o contexto seja algo realmente possível de acontecer.
Se é distopia ou não, isso fica a critério do leitor. Acredito que o foco não é desenvolver uma história tensa e cheia de conflitos (não que isso não exista) mas sim ocupar a mente daquele que está lendo. E isto Dan Smith faz muito bem.
A Grande Caçada, recém lançado pela Seguinte, não surpreende como eu gostaria, mas não deixa de ser uma história boa de se ler num final de semana.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário