Livro: Para Todos os Garotos Que Já Amei, de Jenny Han

Algumas pessoas criam rituais para se livrar dos sentimentos que alimentam por outro alguém. Algumas rasgam fotos, escrevem posts no facebook, mudam o visual, e por aí vai. Lara Jean, escrevia cartas que nunca seriam enviadas.
A garota, de 16 anos, já se apaixonou por cinco garotos diferentes, e por conseqüência, escreveu cinco cartas, uma para cada um desses caras, dizendo o que guardava consigo antes de seguir em frente. Todas elas ficavam escondidas em uma caixa de chapéu dada por sua mãe, que já faleceu, e nunca deveriam chegar nas mãos dos remetentes, até que um dia, elas são misteriosamente enviadas.
O maior problema é que uma de suas cartas é para Josh, o garoto que Margot, sua irmã mais velha, namorou por anos e acabou de se separar antes de se mudar para a Escócia, para fazer faculdade. Lara acredita que o sentimento dos dois ainda não acabou, Josh é como se fosse da família, e ela aposta que eles irão reatar o namoro. Sendo Margot seu maior apoio e referência desde a morte de sua mãe, magoa-la e parecer uma traidora é a última coisa que Lara deseja na vida.
Lara Jean precisará lidar então com a falta da irmã mais velha, seu novo papel de mulher da casa, ajudando a cuidar da irmã mais nova e do pai, e com todas as consequências das cartas enviadas, dando um jeito de não estragar as coisas com Josh e Margot.
A escritora de Para Todos os Garotos Que Já Amei, Jenny Han, comprova sua escrita leve, fluída e envolvente. Através da história, ela consegue construir muito bem os personagens e todo o cenário colegial. As relações familiares também foram bem desenvolvidas, mostrando o cotidiano da casa e a união das irmãs Song.
Entretanto, ao ler a sinopse, acreditava que o conteúdo das cartas poderia ser mais impactante, ou ao menos, a consequência do envio delas. O desenrolar é menos complicado do que eu imaginava, não criando tantos problemas assim. A maior confusão é criada pela própria Lara Jean.
Mesmo que esperasse mais, ainda acredito que Jenny Han tem planos maiores para a continuação da história, que já foi lançada no exterior. As capas dos livros são bem montadas e lindas, transmitindo bem a personalidade de Lara Jean pelas roupas e cenário. Espero que a Intrínseca lance logo o segundo livro da série aqui no Brasil.



Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário