Livro: O Garoto no Convés, de John Boyne

Fazia um bom tempo que eu estava de olho nesse livro. Costumo dizer, depois que se lê um livro do John Boyne você se apega ao autor de maneira que dá vontade de ler todos os outros livros dele. Assim já dá pra notar que esse não é o primeiro livro do cara que eu leio, não é mesmo? haha
A história se passa no século 18 e é contada através do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto negro de apenas 14 anos. Turnstile vive uma vida difícil na Inglaterra, e precisa muitas vezes furtar coisas de outras pessoas para sobreviver. Certo dia Turnstile é pego ao tentar furtar um relógio de um rapaz. Com receio de que sua vida fique ainda pior do que já é, ele tem uma única oportunidade de ser salvo pela própria vítima. Em troca dos 12 meses preso pelo furto, Turnstile deve embarcar às cegas numa jornada pelos mares e ser subordinado de um comandante de navio. Eis que Turnstile aceita a oferta e se torna O Garoto no Convés.
A partir disso o pequeno garoto passa a vivenciar experiências novas, conviver com homens muito mais velhos que ele e passar a ter obrigações completamente diferentes. Um mundo novo e estranho onde ele precisará aprender a ser o que um homem deve ser: forte.
É interessante citar que todos os personagens da história são homens, com diferentes histórias de vida e diferentes convicções. Personagens femininos aparecem em alguns pontos da história como pessoas inferiores, algo muito comum na época e que nos traz certa reflexão.
A história é completa e cumpre o que promete mas, no meu ponto de vista, deixou a desejar. A narrativa é a mesma de sempre, muito simples e intuitiva, e isso indiscutivelmente é um ponto positivo pra história. Porém o desenvolvimento é lento, como um navio de carga. Nela você pode acompanhar o dia a dia dos marinheiros numa jornada muito difícil, uma viagem de muito trabalho, fome, sede e muitos outros desejos.
Eu gostaria muito de ter gostado mais da história. Queria ter me apegado mais aos personagens que são, simplesmente, humanos e me aprofundado melhor nos acontecimentos. Mas não me identifiquei tanto aos significados. Pude notar a evolução de Turnstile através dos capítulos e até mesmo sentir as angústias dos marinheiros à bordo, porém sem me deixar levar pelos sentimentos.
O Garoto no Convés é, de fato, uma história incrível, mas pra um público muito específico: pessoas que gostam de um bom drama, pessoas que gostam de histórias de vida. Se você se encaixa nesse público, este livro é uma ótima pedida - o que, aparentemente, não é o meu caso.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Acho interessante histórias com uma premissa assim, com uma visão diferente de algo de época, e como seria a vida em alto mar. Mas acho que não me interessaria. Ótima resenha u.u

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que devo,ser a única pessoa no planeta que não gostou do Meninos do Pijama Listrado, e por isso eu tenho um pouco de receio em ler um livro desse autor. Acho que foi um trauma. 😅
    Enfim, gostei bastante da resenha, mesmo não me identificando com o livro. Vou procurar algum livro dele que me interesse, pois nunca se sabe né?

    ResponderExcluir