Livro: Garota Imperfeita, de Simmone Howell

De fato, a adolescência é algo estranho e totalmente novo para todos nós, assim como para Skylark - ou só Sky - uma adolescente que mora num apartamento em Melbourne com o pai e o irmão mais novo.
A mãe deixou os pequenos logo cedo a fim de buscar viver da arte em outro país; o pai, bravo e ao mesmo tempo um poço de insegurança, tenta seguir em frente; e o irmãozinho, intenso e cheio de energia, busca compreender e amenizar todos esses problemas familiares.

“Nós, a família Martin, éramos como super-heróis ao contrário: nossos defeitos nos definiam. Meu pai era viciado em cerveja e gravações raras. Gully tinha “dificuldades sociais”, que ficavam evidentes pelo fato de ele usar uma máscara de focinho de porco vinte e quatro horas por dia. Por fora, eu parecia estar bem, mas por dentro havia um bizarro caldo hormonal cozinhando em fogo brando. Meus defeitos não eram do tipo que se podia perceber só de olhar.”

Sky também trabalha com o pai, em sua própria loja de vinis, "Wishing Well", aquilo que se tornou um pedacinho de uma família incompleta e comum. Ela tem poucos amigos e busca conhecer pessoas novas, participar de festas e eventos, ter novas sensações e experiências, mesmo que seu pai seja super durão e impeça que ela faça quase tudo isso. Ela é uma garota que quer, simplesmente, viver.
A história passa a tomar novos rumos quando seu pai, Bill, contrata um novo garoto, Luke, para trabalhar na loja de vinis. A partir disso, Sky começa a descobrir sentimentos novos e compartilhá-los com sua amiga mais próxima, Nancy. Nancy é o tipo de garota "vida loka": adora sair, participar das mais diversas festas, namorar com vários gatões e ainda sim ser amiga de Sky, que é mais introvertida mas tem diversas coisas em comum com ela. Assim, Sky vê a oportunidade de explorar coisas novas e fugir de todos os problemas familiares.
Garota Imperfeita, de Simmone Howell, é um YA Contemporâneo mais que perfeito. O livro foge completamente daquele draminha adolescente sem graça. A personagem principal tem seus príncipios muito bem definidos e reage às situações de maneira natural e menos tosca que os YAs convencionais. O livro marca o amadurecimento de Sky, uma menina se tornando mulher, num romance muito mais "cabeça" do que o esperado. É uma leitura muito gostosa e bem desenvolvida, além de ser muito fácil de se identificar - mesmo que você seja um menino, como eu.

Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário