Livro: A Lâmina da Assassina, de Sarah J. Maas

Não tive ainda a oportunidade de ler a trilogia O Trono de Vidro, que vem fazendo certo sucesso aqui no Brasil. Mas A Lâmina Assassina é um spin-off que conta a história da personagem principal, Celaena Sardothien, antes dos acontecimentos da trilogia. Então, não me senti perdida na história, justamente por ser o início.
Em um reino fictício – de um jeito tolkieniano – chamado Adarlan, Celaena Sardothien é uma jovem de 16 anos e também uma das melhores assassinas. Ela será a sucessora de Arobynn Hamel, o chefe do Forte dos Assassinos, por isso vive com muita riqueza e pompa, além dos treinos e das tarefas perigosas. Sua vida muda completamente após ela ser mandada para uma missão, juntamente com seu rival, Sam, para fazer negócios com um perigoso pirata. Lá ela descobre que se trata de vendas de escravos e decide acabar com esse trato e salvá-los, mesmo desafiando seu chefe. É esse o estopim que desencadeia uma série de acontecimentos que a levarão para a história do Trono de Vidro, na qual ela para em uma mina de trabalho escravo.
O livro é dividido em quatro partes, como se fossem contos, mas interligados. Cada parte é uma consequência da história anterior, na qual vamos conhecendo um pouco mais o mundo em que Celaena vive, com começo, clímax e fim. É quase como se você estivesse lendo quatro livros curtos, mas com bastantes acontecimentos. Celaena não só enfrentará piratas, como atravessará desertos, treinará com assassinos incríveis, fará amizades e inimizades, cometerá erros terríveis e passará por muito, mas muito maus bocados. Ela aprenderá da pior forma que as pessoas que mais confia, podem ser as que vão derrubá-la.
Celaena é uma personagem muito boa e cativante. Por mais que seja assassina, ela age como uma adolescente de dezesseis anos mimada. Algumas pessoas achariam isso irritante, mas achei condizente, já que esperava uma personagem fria e do tipo “fodona”, sem defeitos. Nós somos capazes de perceber suas fraquezas, seus medos e também sua coragem e amadurecimento. Sam, é outro personagem de destaque. No começo, é o rival de Celaena e parece odiá-la por ser sucessora de Arobynn, mas aos poucos os dois vão se aproximando, tornando-se mais amigos e até se apaixonando.
A escritora, Sarah J. Maas, conseguiu pegar fórmulas de Senhor dos Anéis e outros livros de literatura fantástica e colocar um toque feminino e uma personagem feminina forte. No começo, não botava muita fé na história, mas ela se tornou tão envolvente, que é impossível não se chocar – e até chorar – com o final. Estou absolutamente louca para ler a trilogia e descobrir o que mais vai acontecer com Celaena. Fico feliz em ver várias escritoras se aventurando em um tema literário habitado muito mais por homens, como é o caso de George R. R. Martin e Cristopher Paolini, e sendo bem sucedidas.
O livro apresenta aqueles mapas mostrando como é o reino e onde fica cada lugar que a personagem passou – mas existem alguns lugares que ainda não aparecem neste livro. Não gostei muito da capa, acabei preferindo as da trilogia. Se o livro peca um pouco na estética, isso não acontece na história.


Danielly Stefanie

21 anos, formada em Publicidade. Não sabe se gosta mais de escrever ou de desenhar. Não sabe se tem mais medo da tela em branco do Word ou do Photoshop. Lê praticamente qualquer tipo de livro. É apaixonada por cultura japonesa, faz aulas de japonês, pratica karatê e kobudo. Sem falar todas os animes que assiste. Um dia vai trabalhar no Studio Ghibli (só não sabe se será desenhando ou escrevendo).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário