Já ouviu falar em a semente do mal?

Aqui no Brasil, "semente do mal" já foi título até de filme de terror. Mas nos Estado Unidos, bad seed é utilizado como uma gíria. De acordo com o Urban Dictionary, é utilizada "quando alguém tem a pré-disposição genética para um mal comportamento (e é uma potencial má influência para os outros)". Esse termo surgiu após o autor William March lançar o seu livro The Bad Seed ou Menina Má, em português.

Esse polêmico livro foi lançado no ano de 1954 e dois anos depois um filme de mesmo nome, inspirado na obra de March, estreou.

Menina Má conta a história de Rhonda Penmack, uma garotinha de 8 anos, e de sua mãe Christine Penmack. Rhonda não é como as outras crianças de sua idade, a pequena e loira menina nunca se suja quando brinca, tem uma mente fria e calculista, é extremamente organizada, e apenas demonstra afeto para conseguir algo que lhe interessa. Ela destoa muito de sua frágil e amável mãe, que vive para a filha, frequentemente escrevendo amorosas cartas ao marido que está no exército.

A ambiciosa Rhonda sempre fez de tudo para conseguir o que quer, e quando perde uma medalha escolar para um outro aluno de sua classe, isso não muda. 

Na história, March mostra o quanto domina, não só a arte da escrita, como também inesperados aspectos da psicologia. Todos os seus personagens têm um aprofundamento psicológico fora do comum, o que torna o livro muito mais interessante. Enquanto você lê o livro, sente uma grande aproximação com cada personagem, devido às análises psicológicas que o autor faz de cada um deles.

Até a narrativa acompanha o personagem, dependendo em quem está o foco. Em uma das mais incríveis narrações do livro, Christine está numa festa e, devido aos muitos problemas que tem, não está conseguido concentrar-se na conversa que estava tendo. A narração de March conseguiu capturar com maestria a distração e os turbulentos sentimentos da personagem. 

Além disso, apensar de ter sido escrito na década de 1950, o livro prova ser atual. Tanto em sua linguagem, quanto no retrato da sociedade, um fato que, por vezes, chegou a me assustar.

Grande parte das pessoas já vai ler o livro sabendo o que esperar da pequena e fria Rhonda, mas mesmo assim o autor consegue surpreender todos com fatos e fatores inesperados que tornam a narrativa viciante.

A influência dessa obra de March, presente até mesmo na cultura americana, não é à toa. A leitura desse clássico, lançado (com uma incrível capa, preciso dizer) pela DarkSide, será certamente algo diferente de tudo que você já sentiu.


    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário