Uma História de Solidão

O tema de pedofilia na Igreja está em alta no cinema e na literatura.Ano passado, dois filmes trataram do assunto: o ótimo e "oscarizado" Spotlight e o imperdível filme chileno O Clube. Agora, o tema de padres pedófilos chega aos livros pelas mãos de John Boyne, o bom e consagrado autor de O Menino do Pijama Listrado.

Em Uma História de Solidão, Boyne acompanha a vida de Odran Yates, em diferentes fases de sua vida. Começa com o tímido garoto que é forçado a seguir o caminho eclesiástico depois que a mãe tem uma visão. Seguido, também,  pela vida dentro  do seminário, onde Yates cria fortes laços de amizade com Tom Cardle, um jovem rebelde e obrigado a cursar o seminário.

Além da juventude de Odran, Boyne narra passagens quando ele já está formado como padre e tendo que enfrentar o grave problema que citei acima: a pedofilia na Igreja.

O tema, obviamente, não é nem um pouco leve e fácil de ser tratado. É denso, intenso, complexo. E Boyne consegue fazer com que tudo seja tratado de uma maneira um pouco mais leve, apesar do tema ainda assombrar e assustar.

Além disso, o autor irlandês consegue dar um desenvolvimento complexo e impecável para os personagens, principalmente para Odran. Ao trafegar por diversas camadas e momentos de sua vida, Boyne consegue desnudar o interior do personagem. A cada página virada, uma camada da psicologia de Odran era desvendada.

Com esse trunfo em mãos, Boyne oferece um final intenso e muito bem elaborado. É surpreendente, apesar de várias pistas ao decorrer do romance indicarem tal acontecimento. É perturbador e toda a leveza empregada pelo autor ao decorrer do livro ajuda a causar ainda mais espanto no leitor.

Ótimo livro, que faz com que Boyne se torne, ainda mais, um símbolo da literatura contemporânea.



Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário