5 motivos para ler O Último Adeus

1 - A história. Sem grandes mistérios ou histórias mirabolantes, O Último Adeus acompanha a vida de Lex,  uma jovem garota que não está conseguindo lidar com o recente  suicídio de seu irmão e a consequente desestruturação de sua família. Com esta história dura e cruel, o livro consegue passar ensinamentos sobre egoísmo,  rupturas familiares, relações amorosas e, principalmente, solidão.  É impossível não criar empatia com a narrativa e se sensibilizar com tudo que a autora, Cynthia Hand, escreveu.

2 - Os personagens. Lex,  ao decorrer das páginas,  vai se desnudando perante o leitor por meios de seus pensamentos, sofrimentos e dores. É uma personagem completa e que poderá passar a sensação de identificação para dezenas de adolescentes que passam por momentos parecidos com o da jovem. Além disso, o irmão suicida  —  o enigmático Ty —  possui uma personalidade profunda, apesar de não aparecer com a mesma frequência de Lex.

3 - O formato de diário. Geralmente, odeio livros em formato de diário. Acho que limita a escrita e deixa tudo muito chato. Entretanto,  em O Último Adeus,  a autora usa o recurso de diário com total parcimônia, empregando-o apenas quando necessário. Isso acaba gerando um efeito de aprofundamento da personagem ainda mais intenso e criativo.

4 - O design do livro. É impossível não se apaixonar com o design da edição feita pela DarkSide. A capa é criativa: o título é tapado com um post-it e todas as letras são com uma fonte parecida com os rabiscos de uma caneta. Internamente, as letras azuis atrapalham um pouco, mas deixam o livro ainda mais personalizado e diferente. Rabiscos no começo de cada trecho de diário criam um efeito criativo e que conversam completamente com a história. Edição primorosa.

5 - O final. O livro não cria, em momento algum, momentos de suspense e mistério. É apenas uma história de superação familiar, pessoal e social. O final, porém, cria uma reviravolta TOTALMENTE inesperada e que deixa a história ainda mais impactante. É forte, bonita e emocionante.

Matheus Mans

20 anos, estudante de jornalismo. Leitor voraz de qualquer tipo de livro, cinéfilo de carteirinha e apaixonado por música brasileira. Não vive sem doses frequentes de Stephen King, Arnaldo Antunes, Wes Anderson, Woody Allen, Adoniran Barbosa, Neil Gaiman, Doctor Who, Star Wars e muitas outras coisas que permeiam sua vida.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário