Harry Potter e a Pedra Filosofal | J. K. Rowling

Uma saga que acabou, mas não morreu (e não vai morrer).
Harry Potter é uma saga que, tecnicamente, já teve seu fim, esse post é como uma análise, portanto, com certeza tem muitos spoilers.

Harry Potter é um menino órfão que  mora com os tios na rua dos Alfeneiros  desde quando era apenas um bebê. 
O Sr. Alvo Dumbledore tem de deixar o pequeno Harry com os tios até que ele tenha idade para entrar para a escola de bruxos, Hogwarts
A tia Petúnia, é irmã de Lilian que era a mãe de Harry. Ela sempre odiou a irmã por Lilian ser uma bruxa e ganhar maior atenção dos pais. Pura inveja. E ela, assim como o marido e o filho gordinho, duda, descontam toda essa raiva no coitado do Harry, que mora, desde sempre, num armário embaixo das escadas.
Os Dursley escondem a verdadeira história de Harry. Para o menino, os pais dele apenas morreram num acidente de carro e ele é apenas um garoto comum. Mas eles não conseguem esconder por muito tempo. 
Um certo dia Harry recebe uma carta. Sim, o garoto que mora no armário embaixo da escada da casa dos Dursley na rua dos Alfeneiros recebe uma carta. Os Dursley ficam desesperados e não deixam ele ver a carta de jeito nenhum. Uma carta. Duas cartas.  Dez cartas. Zilhões de cartas. Mas Harry acaba descobrindo toda a verdade quando Hagrid vem buscar ele (mas sem antes deixar o gordinho com um rabo de porco).
O grande Hagrid conta toda a verdadeira história: quem matou os pais de Harry fora Voldemort, que também tentou matar o Harry mas não conseguiu, e é esse o motivo pelo qual Harry tem uma cicatriz em forma de raio na testa. 
Pelo fato de você-sabe-quem não ter conseguido matar Harry, ele simplesmente sumiu. Nunca foi mais visto por ninguém. Isso tornou Harry Potter famoso entre todos os bruxos e bruxas.
Apesar dessa “vitória”, todos sabem que ele só perdeu todas as suas forças, e que está tentando recuperá-las para destruir Harry Potter.  

Depois de comprar suas coisas pra levar pra Hogwarts, e ganhar uma coruja de Hagrid, ele tem de encontrar a tal plataforma 9 ¾ (ou nove e meia, em português) e acaba conhecendo a família Weasley. E logo no trem ele cria uma amizade com o Rony Weasley, que é um garoto ruivo que também está indo para Hogwarts pela primeira vez. Por um acaso também conhecem uma garota que estava procurando pelo sapo de Neville, a Hermione Granger.
Logo que os novos bruxos chegam a Hogwarts, eles tem de passar pelo chapéu seletor. Harry, Hermione e Rony entram para a Grifinória, a mesma casa dos falecidos pais de Harry,  Lilian e James Potter. Ou Tiago, tanto faz. 
Vivendo e estudando na escola, um certo dia, ele, junto com Rony e Hermione, saem pela escola a noite (o que é proibido em Hogwarts) para ter uma “conversinha” com Draco Malfoy, e acaba sendo visto pelo zelador Filch. Eles conseguem fugir e entram numa sala em que há um cão de três cabeças. Eles conseguem fugir novamente, mas Hermione é a única que percebe que havia um alçapão embaixo do cão. Harry começa a desconfiar de coisas, do professor Snape por exemplo, que apresenta comportamentos estranhos, e quer descobrir o que aquele grande cão está guardando. Harry consegue descobrir sobre a pedra filosofal através de Hagrid, que acaba falando o que não deveria sobre Nicolas Flamel.
Depois de muito pesquisarem, eles resolvem ir até o alçapão, onde passam por alguns desafios, e no final de tudo ele fica cara a cara com o que seria você-sabe-quem.
O filme foi lançado em 2001 e foi o que teve a segunda maior bilheteria entre os filmes do Harry Potter,  perdendo só pro “gran finale” Harry potter e as Relíquias da Morte Parte 2, que arrecadou cerca de 1 bilhão e 400 milhões de dólares. 
O primeiro filme é muito fiel, mas por ser uma adaptação eles tiveram de retirar algumas coisas. O começo do filme, que mostra os Dursley é bem mais breve no filme do que no livro. E na parte que eles vão atrás da pedra filosofal, no livro eu achei bem mais legal porque tem o teste lógico que a Hermione resolve.  E antes, a parte do Fofo, o cão de três cabeças. 

Eu vi o filme antes de fazer esse vídeo, e eu até comentei com o Alison que mesmo o filme sendo lançado em 2001, em que os “recursos” cinematográficos não eram tão bons quanto os de hoje, o filme foi demais.
Lembro que eu tinha 7 anos e fui assistir com um amigo sem nem mesmo saber o que era Harry Potter. E cara, pra mim, que era só uma criança de 7 anos, mesmo não conhecendo nada sobre Harry Potter, aquilo foi mágico. 
E quando eu tinha essa idade eu não tinha o menor gosto pra leitura, mal sabia o que era um livro, e esse era um dos motivos por eu não conhecer Harry Potter. Vale lembrar que nessa época a internet não era algo que todo mundo tinha, então a maioria das novidades eu via pela TV mesmo. Internet discada mandou um abraço pra vocês.
E pensar que mesmo sem internet, a saga do bruxo se espalhou. Isso mostra o quanto os livros são fantásticos!


    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

2 comentários:

  1. Meninos eu queria saber como vocês fazem quando os dois resenham sobre o mesmo livro. vocês postam as duas resenhas separadas ou coloca a opinião dos dois em um lugar só?

    HP é clássico, mas pra gente é tão antigo que quase não se acha resenha deles pelos blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós dois fazemos juntos uma só resenha. ;)

      Cris

      Excluir