Metas de Leitura - Parte 2


Olá galera! Demorei, confesso, mas cá estou para dar continuidade ao post sobre metas de leitura, e hoje trago dicas para que vocês possam escolher bons livros para alavancar o cumprimento de suas metas. Vamos lá?
A escolha de um bom livro é fundamental para que sua meta possa ser alcançada dentro do prazo determinado. Nada é mais desagradável do que encarar livros chatos e história arrastadas onde a decepção é certa ao fim da leitura, e é por isso que todo leitor precisa estar atento à algumas “coisinhas” na hora de escolher cada leitura.

Pesquise antes

Antes de dar início à uma leitura ou até mesmo comprar um livro que você ainda não possuía, pesquise um pouco sobre ele. Busque a sinopse, veja comentários, busque discussões sobre aquele trabalho, o método de escrita do autor, as críticas positivas e negativas sobre a obra que você se interessa.
Um leitor nunca fica satisfeito quando gasta o seu rico dinheiro com um livro que não vale a pena. E sim, existem muuuuuitos desse tipo por aí, infelizmente. :(
Quem por aí nunca desistiu de alguma leitura por cansaço, impaciência, ou achar que está faltando algum detalhe importante para explicar alguma situação presente em algum livro? Às vezes somos surpreendidos até por não gostar de uma obra que muita gente tem comentado positivamente.
No youtube você encontra vários canais literários que se propõem semanalmente a trazer resenhas, comentários, críticas, indicações e entrevistas sobre livros, tenham sido eles lançados recentemente ou já publicados há algum tempo... Então não custa nada ir ver algum post ou vídeo sobre aquele livro que você está interessado a ler.
Digo isso porque é sempre bom estar por dentro das novidades no mundo da literatura. Gente que lê é outro nível, isso é um fato! Se você está aqui com certeza já conhece o canal do Cristiam e do Alison que comentam sobre muitos livros, além de séries e filmes, e jogos e tudo mais... Queria eu ter o pique para tantas leituras igual esses dois! Hahaha...
Mas a questão é que você não pode deixar de pesquisar com antecedência sobre o livro que está pretendendo ler. Deixe fluir em você mesmo aquela curiosidade sobre o trabalho daquele autor que todos estão comentando. Procure por indicações e comentários sobre o sucesso daquele trabalho. Sempre tem gente pra elogiar e criticar algum livro, o que você precisa fazer é interagir para decidir se vai valer a pena ou não mergulhar na leitura.

Leia o que lhe agrada

Uma leitura é sempre prazerosa quando o leitor está em sua “zona de conforto”, por assim dizer.
Eu me pergunto constantemente se existe algo melhor do que ler um livro cujo a história é recheada de elementos que você adora: um toque de magia aqui, alguns acontecimentos explosivos deste lado, uma investigação policial fervorosa, um romance daqueles de tirar o folego ou até mesmo uma sequência de cenas de ação imperdível... Quem não gosta de ler um bom livro?! Eu acho que pelo menos uns 3 títulos lhe passaram pela cabeça enquanto você lia isso! ;)
O problema desta pergunta é que às vezes temos dificuldade em decidir o que nos é “bom” de fato. Se você é um leitor iniciante e está com aquela vontade de abraçar o mundo e ler de tudo um pouco, ótimo, isso é muito bom, mas você deve ir com calma...
O seu gosto pela leitura só é adquirido a partir do momento em que você decide qual tipo de leitura mais lhe agrada. Enquanto uns gostam de romances sensacionais, outros preferem um bom relato de guerra, ou uma história medieval, e até mesmo uma ficção fantástica carregada de seres mitológicos. Devemos sempre nos lembrar que “gosto não se discute!” porque tem até quem goste de suspenses investigativos e literaturas eróticas... afinal, quem não gosta? (rsrsrs...)
Mas se você é um iniciante e está se propondo a ler mais e a cumprir metas, é sempre aconselhável que você abra espaço para diversos tipos de leituras, buscando abranger sua área de conhecimento com o máximo de gêneros possível.
Desafie-se! Proponha-se a ler um drama após um suspense, ou algo mais leve e juvenil após a leitura de uma série investigativa, por exemplo. Com isso, você só tem a ganhar!
O importante é nunca desanimar e, principalmente, não se limitar a apenas um estilo de leitura. Leia de tudo, expanda sua visão crítica sobre vários estilos diferentes, e somente assim você construirá uma opinião racional sobre o que lhe agrada ou não. ;)


Bom, é isso. Ainda não acabamos com esse “especial” de Metas de Leitura, porque eu ainda tenho muito (tá, nem tanto assim!) o que compartilhar com vocês (haha). Na próxima parte deste post comentarei sobre a importância de participar de discussões sobre suas leituras e como você pode tirar maior proveito com conversas sobre seus livros... Aguardem!

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário