Donnie Darko, o livro para os fãs do filme

Como o próprio título da resenha diz, o livro Donnie Darko lançado pela editora DarkSide Books foi criada mais inteiramente para os fãs da obra lançada nas telonas no ano 2001.

Já confessarei agora antes que seja tarde demais. Cometi um grande erro ao ler primeiramente o livro para depois assistir ao filme, visto que o livro foi criado justamente para saciar ainda mais aquele saborzinho de "quero mais" que o filme deixou.

Mas ainda que com esse "pequeno" deslize, comentarei sobre a linda obra que é o livro como um leitor que não assistiu ao filme antes.


Donnie Darko é uma ficção Cientifica com Horror Cult, que mostra a vida de um garoto aparentemente esquizofrênico (Darko) que começa a ver um medonho coelho. Esse coelho (que é o monstrão legal da capa) diz a Darko que o mundo irá acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. O garoto então passa a ser controlado por esse coelho, que o manda fazer coisas ruins como inundar a escola e incendiar casas, tudo claro, por um propósito. Em uma das aparições o coelho menciona viagem no tempo, Darko fica obcecado e começa a pesquisar sobre o assunto e assim descobre coisas importantes sobre o que está vivendo.

O filme em si, fez com que os fãs criassem várias teorias sobre a obra, coisas que ficaram em aberto e enlouqueceram os fãs com milhares dessas teorias. Esse é um ótimo ponto onde o livro atua. Tudo me leva a ter a certeza de que o livro irá tirar todas suas dúvidas e teorias da cabeça e lhe entregar uma única verdade por trás de Donnie Darko. 

O livro começa com um prefácio muito especial, escrito por Jake Gyllenhall (protagonista do filme - que eu tive que pesquisar melhor quem era porque não o conhecia, mais uma vez fãs, desculpe! haha), dizendo sua opinião sobre Donnie Darko. É seguida por uma incrível entrevista com Richard Kelly (roteirista), que detalha bastante seu trabalho ao escrever o roteiro, seus objetivos e inspirações, e curiosidades sobre a trama e as gravações.

E a última parte (e a mais legal de todas) é a parte onde temos o roteiro original no livro! Fiquei me imaginando na pele de cada um dos personagens e como eles contracenariam cada fala, e quando terminei logo fui assistir ao filme, e posso confessar que mesmo invertendo a ordem das coisas (lendo depois assistindo) fui surpreendido de forma espetacular. 

Posso finalizar contradizendo completamente o título do livro, onde digo que o livro foi feito para os fãs do filme. Afirmo ao dizer que não foi feito somente para os fãs, mas sim para criar novos fãs como fez comigo. 

Aproveitem a leitura, história e as ilustrações fantásticas!



Alison Iared

20 anos, apaixonado por teatro desde pequeno. Cursa o segundo ano de Engenharia de Produção. Gosta muito de filmes e séries sobre heróis, ficção, aventura, desenho e comédia. Eclético para livro e música. Gosta de desafios e é muito teimoso. Tem a paciência do tamanho de uma noz para coisas que não são do seu interesse. Sempre quis ser o Power Ranger vermelho.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário