A Esperança | Suzanne Collins

Assim como pudemos ver nos dois primeiros filmes da trilogia, A Esperança é dividida em três partes. O centro de tudo novamente é Katniss, e como vimos no final de Em Chamas, o distrito 12 foi totalmente destruído, com exceção da aldeia dos vitoriosos.
E como um distrito morre, outro volta a tona: o lendário distrito 13 está de volta e pronto para tudo e todos. Uma nova revolução está a caminho!
Por sorte e habilidade, Gale conseguiu salvar a família de Katniss, antes que a Capital conseguisse transformar o 12 em cinzas. Na nova moradia, o Distrito 13, Katniss descobre que a liberdade ainda não está conquistada. Diferente do Distrito 12, onde as pessoas passavam fome por falta de alimento, no Distrito 13, embora haja comida suficiente, as pessoas são alimentadas com porções regradas de ração humana, balanceada e nutricionalmente elaborada, apenas é dado o necessário para sobreviver.
Além de tudo isso, velhos vitoriosos estão vivos, como Peeta, Finnick e Johanna. Katniss conhece então a presidenta do Distrito, Coin, que a usa como referência para toda Panem pela TV. Porém, nosso querido e amado por muitas pessoas, Peeta, fora pego pela Capital e está sendo usado por Snow para o mesmo propósito, porém, contra Katniss.
Katniss não sabe a razão de Peeta estar fazendo isso, mas ela não acredita que ele seja um traidor, como todos no 13 insistem que sim, e por isso, como uma das condições para aceitar ser o tordo, ela exige que Peeta seja perdoado.
A primeira ação de Katniss como o tordo, vai ser aparecer em um pontoprop na tv, mostrando que está viva e encorajando o povo para que continuem lutando. Eles vão interceptar o sinal da capital durante as transmissões obrigatórias. Mas quando Katniss fica em frente as câmeras, eles percebem que sem o charme de Peeta para ajudar, ela não conseguirá falar nada que fique bom. Haymitch lembra que Katniss conquistou o publico com suas atitudes espontâneas e não com algo programado e decidem filmar Katniss nos distritos, no meio da guerra. E é numa dessas saídas, que Katniss vê o horror com que a capital está tratando as pessoas e decide lutar com todas as suas forças para vencer essa guerra.
Mas logo após o programa com Katniss ir ao ar, por acaso ela consegue assistir uma transmissão com Peeta sendo entrevistado e percebe que tudo o que ela está fazendo contra eles, está sendo descontado em Peeta. E como todo mundo acha que Katniss não viu a transmissão, ninguém comenta nada com ela, nem mesmo Gale. Mais uma vez Katniss está sendo enganada e usada. O que parece é que a presidente Coin, não é muito diferente do presidente Snow. Será que eles escaparam das mãos de um governo opressor, para acabar sob outro?

Na minha opinião, esse livro foi o pior da trilogia, porém, vale mais do que a pena lê-lo. Se fizer isso, tente não comparar com os anteriores, mas sim, compare a outros livros de ficção e utopia, aí sim você vai ver que, mesmo sendo o pior da saga, A Esperança é fenomenal, claro, se levarmos em conta a trilogia como um todo.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Concordo que esse é livro mais fraco da trilogia, porém, como os outros, é bem construído e com um final coerente e melhor do que o esperado :)

    ResponderExcluir
  2. Isso foi mais um resumo do que crítica. Procure analisar melhor sobre o que escreve e não discorra do assunto em apenas quatro linhas de crítica sem sentido.

    ResponderExcluir
  3. Que post tosco.
    Resumiu a parte um do livro e depois surgiu com uma opinião baseada em ideias que, se não são fracas, foram apresentadas de maneira débil.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, quando você vai fechar uma sequencia de histórias você tem que deixar um gostinho de "quero mais"! Coisa que não aconteceu nesse livro, nessa trilogia, o livro é horrível baseado em uma ótima história que tinha tudo para ser fechada com chave de ouro, mas caiu em uma lentidão e desanimada conclusão da aventura! Muito fraco!

    ResponderExcluir