Pelos Olhos de Maisie | Henry James

Pais separados, babás com síndrome de lobo em pele de cordeiro, padrastos estonteantes e madrastas confusas. Esse é o drama familiar de Maisie e, se você pensa que tem uma família difícil, acredite, existem piores.
O livro começa com a decisão do júri, Maisie deverá ficar um semestre sob a tutela de cada um dos pais, ou seja, metade do ano com a mãe e a outra com o pai, de forma que o ciclo continue até segunda ordem. Eis um fato sobre os pais de Maisie, eles se odeiam. E não é um ódio do tipo “aí tem paixão escondida”, é um ódio do tipo “se não me resultasse em prisão e decadência social já haveria te matado”.  Seus pais são extremamente fúteis, o tipo de casal que jamais deveria ter tido um filho.
O sr. Beale é um homem aproveitador, bonito e oportunista, a sra. Ida é uma mulher igualmente bela e completamente narcisista com um sentimento de prepotência irremediável.
No começo, a sentença de ter Maisie para cada lado serviu como ferramenta de tormen
to, fazendo a garota repetir insultos e mais insultos sobre cada um, por exemplo: Quando estava na casa de sua mãe, a criança era instruída sobre a mais estrita etiqueta londrina, entretanto, era de suma importância aprender insultos em relação a seu pai. E assim acontecia da mesma maneira na casa do sr. Beale.
Logo depois as trocas eram motivo de competição para constatar quem era o pai mais atencioso e que menos brigava com a garotinha.
Maisie por outro lado amava seus pais incondicionalmente e, logo pequena, aprende macetes velhacos de como se portar diante dessa situação, a criança apende cedo que nem tudo pode se comentar, mesmo quando presencia casos como adultério, mentiras e tramoias.
Diante desta situação difícil, tudo o que restava à Maisie eram suas babás, algumas igualmente sem caráter como seus pais  e outras que lhe davam o devido amor e afeto.  A maioria dos namorados de sua mãe eram homens galantes e poderosos, mas nenhum foi tão bonito, poderoso e de índole exemplar como Sir Claude.

Pelos Olhos do Maisie é um livro complexo. O autor, Henry James, é dotado de uma escrita rebuscada e extremamente formal se assemelhando muito de Oscar Wilde. O livro além de possuir uma linguagem complicada, tem uma história densa de modo que exige do leitor total atenção e envolvimento psicológico. A compreensão da história vai depender do nível de maturidade de quem a lê.
Por mais que seja um livro de época, sua aplicação à nossa sociedade é completamente concisa, as críticas feitas por James, a meu ver, valem e se encaixam muito mais nosso tempo. O tema principal pode ser resumido como o amadurecimento forçado de uma criança inocente e a falta de tato de pais com casamento em crise.

O livro possui um filme lançado esse ano, que é uma readaptação da história aos dias atuais. E, apesar de ter no elenco feras como Juliane Moore e Alexander Skarsgard, o filme deixou muito a desejar. Felizmente o tema e o drama de Maisie não foi perdido, mas foi dada uma intensidade menor que a do livro.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

3 comentários:

  1. nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas sim no filme. Gostei da temática do livro e depois de ler a resenha me deu vontade de pesquisar mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. A história em si parece até ser legal, mas não gostei da capa. E, sim, eu julgo um livro pela capa.

    ResponderExcluir
  3. Essa história me lembra várias outras que já li... Nem um pouco de vontade de lê-la.

    ResponderExcluir