Princesa Adormecida | Paula Pimenta


Depois de participar da antologia O Livro das Princesas, Paula Pimenta gostou da ideia de adaptar histórias clássicas sobre princesas e enquadrar nos dias de hoje. A escritora lançou uma série com esta temática e o primeiro livro (o único lançado até agora) é Princesa Adormecida, que conta a história da Bela Adormecida de uma jeito nada tradicional, envolvendo balada e mensagens de celular.
Áurea é uma menina descendente da família real de Liechstein, perto da França, que sofre uma tentativa de sequestro logo no seu batizado por Marie Malleville, uma mulher que costumava ser amiga da família e que se apaixonou por seu pai, depois de um confusão, ela não é convidada para o evento e resolve se vingar. A criança é salva por um menino de 4 anos que foi a única testemunha e denunciou o esconderijo da vilã, que fugiu e jurou atormentar a vida da família Bellora. Quando a garota tinha apenas 5 anos, as ameaças apenas pioravam, a família então resolve simular a morte de Áurea e refugiá-la no Brasil aos cuidados de seus três tios.
A princesa da história cresce acreditando que seus pais morreram e achando até mesmo que a história que seus tios contavam sobre o sequestro era uma invenção para que ela acreditasse que fazia parte de um conto de fadas, também a impedindo de falar com estranhos ou sair de casa sozinha. A personagem principal até mesmo é muito ingênua por causa da superproteção dos tios, que não a deixaram ter experiências de uma pré-adolescente normal. Numa certa idade, porém, Anna Rosa Lopes, como agora ela se chamava, vai estudar num internato e começa a ficar insatisfeita com a vida que leva enclausurada em casa.
Após seu aniversário de 16 anos, Anna começa a receber mensagens em seu celular de um garoto desconhecido e totalmente misterioso, deixando-a no impasse de dar abertura e responde-lo, ou obedecer seus tios e não conversar com estranhos, muito menos passar informações pessoais para eles.
Paula Pimenta mais uma vez conseguiu construir uma história leve e cativante para ser lida em poucas horas em um bom ritmo, são apenas 192 páginas! Mesmo sendo a releitura de um clássico, a história foge bastante do que já conhecemos da Bela Adormecida e proporciona novos sentidos ao conto original. Com uma roupagem totalmente nova, alguns detalhes da princesa Aurora tradicional aparecem no livro, como seu amor por animais e o talento para o canto. Vejo a Paula como uma das melhores escritoras atuais para garotas pré-adolescentes e adolescentes, li pela primeira vez um de seus livros 5 anos atrás e continuo admirando seu talento para escrita a cada nova publicação.


Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

9 comentários:

  1. Eu nunca li os livros da Paula Pimenta. Já até falei com ela pessoalmente e talz, mas os livros parecem ser realmente para o público feminino. hahaha' Contudo, achei a história desse até interessante. hm Minha irmã tem esse livro, vou ver se ela me empresta depois. hahaha'

    ResponderExcluir
  2. As historias da Paula , é um amor... > quero entrar nesta capa e deitar nesta grama maravilhosa tbm U.u

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa eu gostei.. Muito interessante essa de pegar clássicos e trazer para os dias atuais. Vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bastante interessante - mesmo tendo como público alvo as mulheres/meninas. hm' Vou ver se minha irmã me empresta o dela.

    ResponderExcluir
  5. Eu não curtia muito contos clássicos modificados. Mas após ler Dragões de Éter eu passei a ver com olhos diferentes. Nunca li Paula Pimenta, mas parece legal, contando com apenas 192 páginas :o

    ResponderExcluir
  6. Q linda essa capa! A arte da capa transmite uma leveza tão grande q seria daqueles livros q eu tiraria da estante na livraria só p dar uma olhada e começaria a ler ali msmo!!
    Mtos leitores subestimam demais os escritores nacionais, quando na vdd a maioria nem conhece a nossa literatura. Os meus autores favoritos são nacionais, como José Mauro, Fernando Sabino, entre outros.
    Mto bacana essas adaptações de contos de fada p a realidade de hoje em dia, isso faz com q tenhamos cada vez mais jovens leitores e uma vez q vc pega amor pela leitura nunca mais a abandona!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece legal, eu até que curtia alguns clássicos, e essa história parece mesmo sendo uma versão de ela Adormecida, ser original. E 192 páginas? Uau.
    Nunca li nada da Paula, mas quem sabe qualquer dia eu dê uma chance né?

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro da Paula e também nunca me chamaram atenção. Mas um dia ainda pretendo conhecer a escrita dela. Quem sabe eu goste.

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que eu quero ler esse livro,mais dinheiro que é bom,mas acho que eu vou gostar bastante da história

    ResponderExcluir