Por Que Indiana, João? | Danilo Leonardi

Eis o livro de Danilo Leonardi, editor-chefe do portal Cabine Literária e escritor. Por que Indiana, João? é um livro jovem-adulto publicado pela Giz Editorial.
Em suas 206 páginas, temos a oportunidade de conhecer João, um garoto de 15 anos que está passando pelo nono ano da escola. Ele é o típico aluno nerd, magro, muito tímido e que sofre bullying. Digo isso da maneira mais simples possível pois o bullying se tornou uma palavra tão comum hoje em dia que muitas vezes o tratamos como se fosse algum tipo de frescura ou simplesmente uma palavra bonita, e não é. 
A história se desenvolve em torno das consequências de um vídeo que foi publicado na internet em que João derruba o seu maior vilão, Guilherme. O nocaute se torna viral e muda sua vida de forma abrupta, tornando-o, até mesmo, uma figura representante dos que sofrem ou já sofreram bullying em suas vidas. E devido a isso, João precisa mediar seus atos e aprender a lidar com sua família, seus amigos, sua escola e o monstro chamado mídia, como ele nunca havia imaginado. Um garoto que gostava de se manter isolado e longe de pessoas (vulgo, problemas) se vê completamente exposto e indefeso.
A linguagem é muito simples e envolve aquilo que há de mais comum em nossa geração: a internet. O autor explora a influência dessa ferramenta na vida do protagonista e a forma como ele se comporta com relação àquilo que é exposto e se torna viral.
Eu não me identifiquei muito com o personagem e a forma como ele trata os acontecimentos pois, quando eu tinha essa idade, eu via a escola e as pessoas de maneira diferente, talvez mais adulta. É como se todos fossem peças de um xadrez, no qual cada um era diferente do outro e tinham objetivos divergentes mas que, no final das contas, todos eram de certa forma, necessários uns para com os outros. Não quero dizer que o bullying seja algo necessário, muito pelo contrário. Apenas quero relatar que as pessoas criam relações de diferentes formas, e nesse caso, não consegui encontrar semelhanças da fase do personagem com a minha, onde eu era tímido e excluído do grupo dos populares, mas ainda assim conseguia lidar com isso.
Pouco cativante mas com uma mensagem muito importante no final, Por que Indiana, João? não é uma simples história de um adolescente bobo do ensino médio e sim uma história real, vivida por milhares e milhares de pessoas que são como qualquer outra e não são respeitadas como merecem.


Cristiam Oliveira

22 anos, se formou em administração mas gosta mesmo de comunicação. Tem uma paixão enorme por cinema e adora, sobretudo, os livros. É muito organizado, calmo, chato e grudento; se apega muito fácil às pessoas que gosta e, às vezes, é extrovertido. Adora mudar e criar coisas; é muito curioso e persistente em tudo que faz. Gosta de cachorro mas prefere gatinhos (inclusive tem dois!).

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

4 comentários:

  1. Sim Por que Indiana,João seria um livro que teria muito prazer de ler .

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu tenho um pouco devcuriosidade de ler esse livro, mas isso sera feito logo logo! #Igu

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu iria ler só por causa que é do Danilo, mais muita gente disse que o livro é bom, então quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Por que Indiana, João? Gosto muito do Danilo, já vi várias resenhas sobre esse livro, é aquele livro que as vezes da vontade de ler, as vezes não.. Ainda estou no Talvez eu leia

    ResponderExcluir