Um romance para cada estação do ano


Sabem livros de contos no estilo de Formaturas Infernais e O Livro dos Vilões, quando diversos escritores se juntam para cada um escrever histórias curtas com um tema em comum para serem publicadas em um único livro? Aqui no Brasil não tinham nada parecido até então, e a Editora Gutenberg também sentiu falta disso. Eles não perderam mais tempo e convocaram quatro escritoras muito reconhecidas pelo público infanto-juvenil para entrarem no projeto: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças.
Cada uma ficou encarregada de escrever um conto romântico que se passasse em sua estação do ano preferida. A ideia foi bem legal e o público amou ver as quatro escritoras juntas.


Paula Pimenta abre o livro com o melhor conto, que se passa no inverno. A história é sobre Mabel, uma garota que se vê obrigada pela família a passar as férias no Chile, mais especificamente no Valle Nevado, em uma estação de esqui. Ela odiou a ideia, já que queria ir para um sítio com as amigas e o menino por quem ela é apaixonada, Igor. Logo na chegada, ela já conhece Ben, um garoto que passa todas as férias nesse hotel e é até mesmo instrutor de esqui, e já implica com ele de cara. Paula cria uma narrativa envolvente e que flui tão bem que quando acaba, é impossível não ficar chateada por querer mais.



Em seguida, Babi Dewet fica encarregada pelo outono. Apaixonada por música, é claro que a escritora daria um jeito de introduzir isso à narrativa. Sua história se passa em São Paulo, na Avenida Paulista, bem em frente ao MASP. Anna Julia está fazendo um estágio experimental em um escritório de advocacia em seu último ano de colégio. No seu caminho da escola para o trabalho, todos os dias ela passa em frente a João Paulo, um músico bem charmoso que toca na rua. Babi descreve todas as vezes em que a garota passa pelo artista e como a situação vai evoluindo até eles se tornarem amigos ou algo mais. Por narrar o mesmo fato - Anna passando por João - diversas vezes, a história se torna um pouco cansativa, mas ainda assim vale a pena pelo cenário e músicas escolhidas.

A primavera fica por conta de Bruna Vieira. A autora conta a história de Jasmine, uma garota de cabelos enrolados e que odeia matemática, simplesmente não consegue entender a matéria. Em seu último ano no colégio, ela corre sérios riscos de perder o ano se não tirar uma nota bem alta para fechar o boletim. Para isso, ela começa a ter aulas de apoio com um garoto mais velho, que já está na faculdade, o Davi. Os dois se dão bem de cara, e agora, além de lidar com os números, Jasmine também tem que lidar com uma nova paixão.




Para fechar o livro com chave de ouro, Thalita Rebouças narra um romance que se passa no verão, em pleno carnaval. Ela conta a história de três amigas que do nada caem na mídia e conseguem ingressos para o camarote do desfile das escolas de samba. A partir daí, o destaque fica com Inha, a única amiga que quer uma vida totalmente norma e longe dos holofotes. A garota passou por um término de namoro e procura se recuperar, ela está recusando romances no momento, mas na festa Inha acaba encontrando Guima, um garoto com quem ela se identifica muito. Thalita, como sempre, sabe usar o humor e ótimas referências para construir uma história leve e divertida.



O resultado final de Um Ano Inesquecível é ótimo e é realmente algo que faltava na literatura infanto-juvenil brasileira. Uma prova disso é o ótimo retorno dos fãs e o tumulto que eles causam a cada sessão de autógrafos. Meu único problema com o livro é que por cada história ter cerca de 100 páginas, no momento em que eu estava mais envolvida no enredo, ela acabava, e isso causava uma queda no ritmo da leitura até a próxima história se desenvolver também.

Malu Sâmia

20 anos, está na faculdade de jornalismo. Gosta de fotografia, comédias românticas, shows, revistas, clichês bem escritos, de tocar violão e viajar. Está sempre com um livro e o iPod na mochila, coleciona ingressos de cinema e imas de cidades. É impulsiva, persistente, um pouco distraída e muito curiosa.

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário