Dia do Escritor | Tributo a Oscar Wilde

Oscar Wilde com certeza foi um dos escritores mais polêmicos da história, tendo sido algumas de suas obras banidas como "O retrato de Dorian Gray", extremamente ridicularizadas e até lidas em seu julgamento como prova de acusação.

Muitos já leram suas frases, algumas delas muito circuladas em redes sociais como:
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

PERSONALIDADE
Refinado, essa é a primeira palavra que me vem à mente ao pensar em Oscar Wilde, ou como consta nos registros de nascimento do dia 16 de outubro de 1864 em um hospital na cidade de Dublin, Irlanda; Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde.
Sua mãe era uma intelectual que com toda certeza incentivou sua inclinação à escrita e que sempre esteve ao seu lado quando as difamações e injurias vieram.
Seu talento foi percebido quando, já em Londres, o jovem passou a frequentar eventos e mais eventos sociais. Sua habilidade exorbitante com as palavras, seu vocabulário refinado assim como sua facilidade em compreender, criticar e explanar a natureza humana e suas inclinações comportamentais, foram as brasas para acender sua fama.

"Diz-se que quando Wilde começava a falar, sua retórica, seus modos e, principalmente, sua vasta cultura chamavam tanto a atenção de todos os presentes que ele invariavelmente se tornava o centro de qualquer festa ou reunião."¹

O mais notável sobre Oscar é a sua paixão pela beleza, pelo granfino seja matéria inanimada ou as próprias pessoas. Wilde tinha um gosto para as Artes visuais que provavelmente fariam dele um belo arquiteto ou artista plástico.
E essa paixão pelo visual era tão grande que o fez se encantar pelo catolicismo, paixão essa que se limitava ao superficial; os templos de adoração e sua liturgia dramática, e não pela religião. O que foi um grande alívio já que seus pais nunca aceitariam tal conversão já que eram protestantes.

INICIO DA CARREIRA DE ESCRITOR
Oscar Wilde começou escrevendo poesias e publicando algumas em jornais, com o sucesso aparente resolveu juntar suas obras e lançar um livro. Depois disso não se houvia falar de mais ninguém.
Wilde escreveu peças e seu único romance muito criticado que veio ser a preciosidade literária da Inglaterra: O retrato de Dorian Gray.

BOSIE
O escritor podia ser sarcástico e um tanto quanto ácido quando declamava suas opiniões à respeito do ser humano, mas era um homem completamente amável, respeitoso, gentil e decente.
Com o passar do tempo Wilde, já casado e com dois filhos, conheceu rapazes que despertaram o que ele já suspeitava desde a época da adolescência, sua homossexualidade. Mas nenhum teve efeito sobre ele como Lord Alfred Douglas, ou apenas Bosie.
Bosie era um jovem esbelto de cabelos loiros, entretanto, era uma caixa de pandora, explosivo, boêmio e principalmente, intenso.
Por vezes maltratava Oscar mas também o acompanhou por tempos em sua carreira como escritor. Enquanto Oscar WIlde o amava, protegia e tentava ensiná-lo a controlar o temperamento. O amor de Bosie era platônico e egoísta.

RUÍNA / PRISÃO / DE PROFUNDIS
O pai de Lord Alfred, o Marquês de Queensberry, travou brigas contra Oscar, as quais foram por vezes inflamadas pelo péssimo temperamento de Bosie. Wilde passou a ser perseguido e sua ombridade contestada. Atos homossexuais na época (tristes cem anos atrás) eram passíveis de punição legal e o Marquês ganhou uma disputa judicial contra o escritor, tendo a corte Londrina sentenciado-o à dois anos de prisão e trabalho forçado.
Ainda sofrendo, pois o homem apaixonado por tudo que era belo e encantador sera confinado ao triste e quase fúnebre, Wilde agraciou a humanidade com mais duas obras: De Profundis uma carta ambígua de ódio e amor dedicada à Bosie e a balada do cárcere de Reading.

O FIM ALWAYS
Wilde se vê forçado a se refugiar em Paris e a usar o pseudônimo de Sebastian Melmouth. Vivendo na miséria e em condições jamais imaginadas tentou a vida novamente com Bosie, mas o Lord mimado logo desistiu com medo de ter sua mesada cortada pela mãe que não o queria se envolvendo com o escritor.
Wilde faleceu aos 46 anos consumido pelas doenças contraídas no cárcere e pelo álcool.

REVOLTA DE QUEM VOS ESCREVE
Anos depois, nosso grande Bosie se converte ao catolicismo se tornando extremamente fanático e gritou aos quatro ventos que Oscar Wilde foi o pior demônio que pisou na Inglaterra. Se casou e morreu aos 74 anos.


PORQUE OSCAR WILDE?
Quando se lê algo escrito por Oscar Wilde você sente a paixão que ele tinha no que fazia, não tem como não sentir, e após ler uma obra, e outra, e mais outra, tudo que me restou foi saber mais sobre o autor. Algumas de suas peças são ... "não juvenis demais" e admito que não apreciei tanto. Mas sem duvidas vale a pena ler pelo menos uma de suas obras!

SAIBA MAIS 
  • Filme: Wilde (1997).
  • Livro: O Retrato de Dorian Gray    *Dica: Se querem ler algo próximo ao original procurem por edições sem censuras.
  • Filme: O Retrato de Dorian Gray (2009).
  • Livro: De Profundis.

Referências:

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário